Fotografias exclusivas, manuscritos, esculturas e objetos pessoais do escritor baiano Jorge Amado poderão ser vistos, pela primeira vez na mostra “A Casa do Rio Vermelho”, no Shopping Iguatemi. A exposição foi aberta neste domingo na Alameda das Grifes (3ºPiso).
Na noite de ontem, 11, um coquetel para convidados marcou o início da exposição. Amigos, autoridades, imprensa e a família Amado se reuniram para celebrar e homenagear Jorge Amado. Na ocasião, foi revelada a rosa, escultura inédita assinada por Niemeyer. O buffet levou a assinatura do Restaurante Pereira, além do sarapatel da quituteira Dadá, a preferida do escritor.
Na noite de ontem, 11, um coquetel para convidados marcou o início da exposição. Amigos, autoridades, imprensa e a família Amado se reuniram para celebrar e homenagear Jorge Amado. Na ocasião, foi revelada a rosa, escultura inédita assinada por Niemeyer. O buffet levou a assinatura do Restaurante Pereira, além do sarapatel da quituteira Dadá, a preferida do escritor.
A ação faz parte das comemorações do aniversário do escritor, que este ano coincidiu com o Dia dos Pais, e apresenta peças que fazem parte do acervo que será exposto no memorial “Casa do Rio Vermelho”.
Os visitantes poderão conferir uma amostra da coleção de sapos do escritor, dos chapéus vindos de diversas partes do mundo, o local onde Jorge Amado costumava trabalhar com sua máquina de escrever, óculos, as máquinas fotográficas de Zélia, bengalas, além das camisas estampadas, que marcam o estilo do escritor. No local, também será recriado o espaço onde Jorge escrevia: estarão presentes a escrivaninha de trabalho, a máquina de escrever, óculos e originais do autor, junto com sua coleção de bengalas e baú de ferro.
Um dos destaques da mostra é a escultura em formato de flor feita pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que foi apresentada pela primeira vez ao público preeente durante couetel. A escultura foi presenteada a Zélia Gattai no ano do falecimento do Jorge Amado. Outro objeto que merece atenção é um pato preto, com machas brancas, de origem francesa, marcado por uma curiosa estória que faz parte do livro “Memorial do Amor”, escrito por Zélia Gattai. Algumas páginas originais deste livro também estarão à disposição dos visitantes.
Registros e Fotografias - Jorge Amado e Zélia Gattai adoravam registrar momentos, pessoas e lugares por onde passavam, além de registros de visitas de amigos ilustres e personalidades nacionais e internacionais que estiveram na residência.
Quem for à exposição poderá interagir com vida e obra de Jorge Amado. Os visitantes poderão sentar e fotografar no cenário formado pelo banco de mosaico de azulejos, assinados pela artista plástica Lina Bo Bardi, que fica aos pés da mangueira onde repousa as cinzas do casal, no jardim da Casa.
“Jorge Amado sempre foi uma referência para os baianos. E o Iguatemi, o shopping da Bahia, reconhece seu talento e a sua importância histórica. Nossa relação é antiga: temos uma praça em homenagem ao escritor e somos uma das únicas instituições a apoiar a Fundação Jorge Amado. É uma honra apresentar sua obra para o nosso público e comemorar seu aniversário”, diz Izabel Ciacci, gerente de marketing do Shopping Iguatemi.
A exposição “A Casa do Rio Vermelho” fica em cartaz até o dia 10 de setembro. A curadoria é da museóloga Angela Pitintinga e da família Amado, representada pelos netos Maria João e Jonga Amado. A entrada é gratuita.
“A Casa do Rio Vermelho” acontece de 10 de agosto a 10 de setembro.
Local: Alameda das Grifes - 3º piso - Shopping Iguatemi
Data: 10 de agosto a 10 de setembro de 2014.
Horário: de segunda a sábado, das 09h às 22h. Domingos e feriados, das 14h às 21h.





0 comentários :
Postar um comentário