Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Curiosidades Amamentação

Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Iguatemi comemora aniversário de Jorge Amado com exposição


Shopping recebe fotos, manuscritos originais e objetos pessoais dos escritores Jorge Amado e Zélia Gattai.
“A Casa do Rio Vermelho” acontece de 10 de agosto a 10 de setembro.

Fotografias exclusivas, manuscritos, esculturas e objetos pessoais do escritor baiano Jorge Amado poderão ser vistos, pela primeira vez na mostra “A Casa do Rio Vermelho”, no Shopping Iguatemi. A exposição, que será aberta no próximo domingo (10/08), às 19h, acontece na Alameda das Grifes (3ºPiso).

A ação faz parte das comemorações do aniversário do escritor, que este ano coincidiu com o Dia dos Pais, e apresenta peças que fazem parte do acervo que será exposto no memorial “Casa do Rio Vermelho”. 
Os visitantes poderão conferir uma amostra da coleção de sapos do escritor, dos chapéus vindos de diversas partes do mundo, o local onde Jorge Amado costumava trabalhar com sua máquina de escrever, óculos, as máquinas fotográficas de Zélia, bengalas, além das camisas estampadas, que marcam o estilo do escritor. No local, também será recriado o espaço onde Jorge escrevia: estarão presentes a escrivaninha de trabalho, a máquina de escrever, óculos e originais do autor, junto com sua coleção de bengalas e baú de ferro.

Um dos destaques da mostra é a escultura em formato de flor feita pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que será apresentada pela primeira vez ao público. A escultura foi presenteada a Zélia Gattai no ano do falecimento do Jorge Amado. Outro objeto que merece atenção é um pato preto, com machas brancas, de origem francesa, marcado por uma curiosa estória que faz parte do livro “Memorial do Amor”, escrito por Zélia Gattai. Algumas páginas originais deste livro também estarão à disposição dos visitantes.

Registros e Fotografias - Jorge Amado e Zélia Gattai adoravam registrar momentos, pessoas e lugares por onde passavam, além de registros de visitas de amigos ilustres e personalidades nacionais e internacionais que estiveram na residência. 

Quem for à exposição poderá interagir com vida e obra de Jorge Amado. Os visitantes poderão sentar e fotografar no cenário formado pelo banco de mosaico de azulejos, assinados pela artista plástica Lina Bo Bardi, que fica aos pés da mangueira onde repousa as cinzas do casal, no jardim da Casa.

“Jorge Amado sempre foi uma referência para os baianos. E o Iguatemi, o shopping da Bahia, reconhece seu talento e a sua importância histórica. Nossa relação é antiga: temos uma praça em homenagem ao escritor e somos uma das únicas instituições a apoiar a Fundação Jorge Amado. É uma honra apresentar sua obra para o nosso público e comemorar seu aniversário”, diz Izabel Ciacci, gerente de marketing do Shopping Iguatemi.

A exposição “A Casa do Rio Vermelho” fica em cartaz até o dia 10 de setembro. A curadoria é da museóloga Angela Pitintinga e da família Amado, representada pelos netos Maria João e Jonga Amado. A entrada é gratuita. 

Coquetel – No dia 11 de agosto, um coquetel para convidados marca o início da exposição. A partir das 18h, amigos, autoridades, imprensa e a família Amado se reúnem para celebrar e homenagear Jorge Amado. Na ocasião, será revelada a rosa, escultura inédita assinada por Niemeyer. O buffet leva a assinatura do Restaurante Pereira, além do sarapatel da quituteira Dadá, a preferida do escritor.

Serviço:
 “A Casa do Rio Vermelho”
Local: Alameda das Grifes - 3º piso - Shopping Iguatemi
Data: 10 de agosto a 10 de setembro de 2014.
Horário: de segunda a sábado, das 09h às 22h. Domingos e feriados, das 14h às 21h.
  

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑