Camaçari: No mês de combate ao câncer de mama, no qual se realiza quase que mundialmente o movimento Outubro Rosa, Camaçari se destaca mais uma vez e promove para 300 baianas de acarajé, cadastradas no Município, a realização do exame de mamografia.
A iniciativa, realizada pela Seops (Secretaria de Ordem Pública e Sustentabilidade), através da Coordenação de Licenciamento e Fiscalização dos Ambulantes, em parceria com a Sesau (Secretaria da Saúde), aconteceu hoje (22/10), no auditório 04 da Cidade do Saber, durante realização de palestra sobre o tema destinada ao segmento.
As baianas de acarajé da sede e orla já saíram com a marcação das mamografias liberadas e agendadas pela Central de Regulação do Município para serem realizadas em uma unidade de saúde conveniada à Prefeitura.
A palestra foi ministrada pela enfermeira e coordenadora do CEONC (Centro de Oncologia de Camaçari), Ivanildes Batista e contou com o depoimento da baiana de acarajé Ana Rita da Cruz, de 54 anos, que há quatro foi acometida pela doença na mama direita e teve que se submeter a mastectomia, cirurgia de remoção da mama.
Moradora do distrito de Vila de Abrantes, ela atua na profissão há mais de 24 anos vendendo o quitute na praia de Jauá. Ao contar sua história de luta contra a enfermidade ela serviu de exemplo para as demais mulheres presentes no evento. “O que eu passei não desejo a ninguém. A doença me levou ao fundo do poço, mas com a fé que tenho em Deus e, sobretudo, a minha força de vontade de viver e ver meus filhos crescerem, estou aqui firme e forte”, relatou emocionada.
Com o mesmo propósito, de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, no último dia 17 a Seops contemplou 100 vendedoras ambulantes que atuam no Centro Comercial de Camaçari, com o exame de mamografia, que foi realizado no “Mamamóvel”, caminhão adaptado que estava instalado na USF (Unidade de Saúde da Família) do bairro Jardim Santo Antônio, por meio de parceria firmada entre a Sesau e a Concessionária Bahia Norte.
A ação, que faz parte da programação do Outubro Rosa no Município, é destinada às mulheres com faixa etária entre 40 e 69 anos, que nunca fizeram a mamografia ou que fizeram o exame há um ano ou mais.
0 comentários :
Postar um comentário