Fundação Pedro Calmon lança campanha de incentivo à circulação de livros.
Nesta quarta-feira, 29 de outubro, Dia Nacional do Livro (29), a Diretoria do Livro e da Leitura da Fundação Pedro Calmon (FPC), vinculada à Secretaria de Cultura (Secult), lança, às 16h, no Salão Nobre da Câmara de Vereadores de Cachoeira (Recôncavo), a campanha 'Leia, Passe Adiante'. O objetivo é incentivar o hábito da leitura na Bahia e promover a circulação de livros de diversos gêneros literários entre o maior número possível de leitores.
Na ocasião do lançamento, acontece audiência pública convocada pelo Grupo de Trabalho do Livro e Leitura, que vai apresentar o Plano Municipal do Livro e Leitura de Cachoeira. O diretor do Livro e Leitura da FPC, João Vanderlei de Moraes Filho, avalia a importância da campanha que visa incentivar o hábito de leitura como prática social.
“Este projeto é um dos eixos do Plano Estadual do Livro e Leitura. A veiculação da campanha na TV e nas rádios, inserindo a leitura em ambientes onde se ouve pouco ou quase nada sobre o assunto, é uma iniciativa que despertará em crianças, jovens e adultos a magia da leitura", afirma Moraes Filho. De acordo com ele, esse processo se retroalimenta, "passando adiante aquilo que se leu, para não se transformar num livro fechado na estante”. O projeto será veiculado na TVE e na Rádio Educadora FM.
Carteira de adesão
Os interessados em participar da campanha terão direito a uma carteira de adesão intitulada 'Sou doador de livro'. Eles receberão informações reunidas numa cartilha sobre os locais de arrecadação de livros. Todas as obras recolhidas serão entregues a espaços e grupos comunitários de leitura. As obras terão um selo informando para que após a leitura sejam encaminhadas a outro espaço de forma que outros usuários possam fazer a leitura.
A campanha 'Leia, Passe Adiante' ocorre no mês em que se comemoram duas importantes datas - o Dia Nacional da Leitura (12) e o Dia Nacional do Livro (29) - e está em consonância com o Plano Estadual do Livro e Leitura (Pell-BA) e o Plano Nacional do Livro e Leitura do Ministério da Cultura (MinC). A campanha é voltada para a valorização e crescimento cultural da pessoa, que terá também oportunidade de conhecer a literatura produzida por escritores baianos e ter acesso a inúmeras obras, além das publicações da Fundação Pedro Calmon.
0 comentários :
Postar um comentário