Translate

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc
Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Distribuição de ingressos do Balé Teatro Guaíra

Distribuição de ingressos para a apresentação do Balé Teatro Guaíra no TCA começa quarta-feira (29)‏.

Espetáculos serão gratuitos no Teatro Castro Alves e fazem parte da turnê nacional pelo aniversário da companhia 

A turnê nacional em comemoração aos 45 anos de história do Balé Teatro Guaíra (BTG) chega à Salvador nos dias 30 e 31, com o projeto inédito “Balé Guaíra e Cias”, que busca o intercâmbio entre companhias de gestão estatal que se aproximem artisticamente. Na capital baiana, quem recebe o BTG é o Balé Teatro Castro Alves (BTCA): os dois grupos irão se apresentar nos dois dias de espetáculo, no Teatro Castro Alves, sempre às 20h. O evento é aberto ao público e os ingressos podem ser retirados na própria bilheteria do TCA, a partir da próxima quarta-feira, dia 29. É importante lembrar que cada pessoa poderá retirar duas entradas para cada dia, sendo imprescindível a apresentação do CPF.

No total, o BTG fará apresentações em cinco cidades, além de Curitiba. Em novembro, as comemorações continuam, mas desta vez a cia será anfitriã. Durante quatro dias (de 13 a 16), o BTG recebe os grupos das cidades por onde passou, entre eles o próprio BTCA. Participam também do projeto, o Balé da Cidade de São Paulo, a Cia de Dança Palácio das Artes (Belo Horizonte), a Cia de Ballet da Cidade de Niterói (Niterói – RJ), o Corpo de Dança do Amazonas (Amazonas) e a G2 Cia de Dança (Curitiba). 

O projeto Balé Teatro Guaíra e Cias é uma realização da Lei de Incentivo à Cultura e conta com a produção da Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra, coprodução do Centro Cultural Teatro Guaíra, apoio do Teatro Castro Alves e patrocínio da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), BNDES e Volvo. 

O espetáculo

No primeiro momento, o Balé Teatro Castro Alves apresenta a montagem intitulada “...Ou Isso”, livremente inspirada na obra do poeta Manuel de Barros. A criação dos premiados coreógrafos Jomar Mesquita e Rodrigo de Castro e com direção artística de Jorge Vermelho, busca unir a poesia do escritor aos movimentos dos bailarinos, provocados pelo desafio de falar da reinvenção do olhar através da tradição da dança de salão. 

Depois de um intervalo de 10 minutos, o BTG apresentará o espetáculo “A Sagração da Primavera”, do compositor russo Igor Stravinksy, que subverteu a estética musical do século XX dando origem ao Modernismo. Junto da irreverente composição, a coreografia original de Vaslav Nijinski causou polêmica em sua época de estreia, na Paris de 1913, devido a sua natureza subversiva e teor provocativo. Em uma nova versão, com coreografia e figurino assinados por Olga Roriz, a obra centenária traz 20 bailarinos no palco e narra a trajetória de uma garota que seria entregue como oferenda ao Deus da Primavera, no auge de um ritual pagão, visando a boa colheita de seu povo.

Para a diretora do Balé Teatro Guaíra, Cintia Napoli, “A Sagração da Primavera é um trabalho que mostra a sabedoria do protagonista, o Sábio, que conduz a força de todo o grupo diante do dilema da Eleita, que na versão de Olga, esta escolhida sente-se privilegiada por cumprir a função destinada a ela”. Cintia Napoli reforça ainda a importância da turnê nacional. “Entendemos que a melhor maneira para comemorar esta data é nos aproximarmos daqueles que admiram esta arte, seja com o público ou com nossos parceiros de ofício”, explica a diretora do Balé Teatro Guaíra, Cintia Napoli.

O curador do BTCA e diretor artístico do espetáculo, Jorge Vermelho, também comemora. “O ponto alto deste encontro é poder discutir e refletir sobre as novas condições que se apresentam nesta maturidade no âmbito da Companhias Oficiais. Estar com o Guaíra, uma das primeiras Companhias, será muito significativo, pois assim poderemos dialogar sobre procedimentos artísticos e administrativos que o BTCA pode trocar com o BTG”, conta Jorge Vermelho. 

SERVIÇO:

Balé Teatro Guaíra e Cias

Balé do Teatro Castro Alves – ...Ou Isso

Balé Teatro Guaíra – A Sagração da Primavera

30 e 31 de outubro

Horário: 20h

Local: Teatro Castro Alves - Praça Dois de Julho,s/n, Campo Grande, Salvador

Ingressos gratuitos que podem ser retirados na bilheteria do TCA, a partir do dia 29. Serão liberados apenas dois ingressos, de cada dia, por pessoa. É necessária a apresentação do CPF.

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑