O tema será destaque na programação da Semana de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia (ACTA), que acontece entre 13 e 17 de outubro, reunindo professores, pesquisadores e estudantes das diversas unidades universitárias
Os dez anos de implantação das políticas afirmativas na Universidade Federal da Bahia, entre as quais está o sistema de cotas, são um dos temas de destaque da Semana de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia – ACTA, evento promovido pela UFBA de 13 a 17 de outubro, reunindo professores, pesquisadores e alunos da instituição. Durante a semana, a UFBA se voltará para a discussão de sua produção acadêmica, com mesas de debate, seminários e apresentações acontecendo em diferentes espaços.
A questão das políticas afirmativas será abordada pelo professor e pesquisador da Escola de Psicologia Antonio Virgilio Bastos, para quem ”as políticas afirmativas mudaram a face da educação superior no país, ampliando o acesso das minorias a instituições de qualidade”. Ao mesmo tempo, ele diz que, no geral, ainda não se pode perceber uma boa integração do cotista no ambiente universitário: “Imagino que este seja o momento de pensar nos desafios da universidade para melhorar essa integração”, afirma.
Segundo o professor, a crescente valoração da ética da diversidade e a concretização de ações afirmativas nos variados espaços sociais não têm sido acompanhadas por ações preventivas de re-significação e fomento de uma cultura favorável à convivência dessas diferenças. “Estudos sobre cotas nas universidades têm indicado que questões como meritocracia, falta de isonomia, segregação e diferenças de desempenho permeiam, ainda que implicitamente, o cotidiano universitário”, atesta.
Sugestão de entrevista: Antonio Virgilio Bastos/ contatos: 88347854/ 88071073/ 3283-6499 / 6477 / 6474.
Mesa-Redonda: Dez Anos de Políticas Afirmativas
Local: Auditório do PAF3
Data: 15/10/2014
[16h às 17:45h)
0 comentários :
Postar um comentário