No próximo dia 24, acontece na Senzala do Barro Preto, sede do Ilê Aiyê, no Curuzu, a escolha da Deusa do Ébano. Apenas uma das 15 candidatas receberá a coroa, na Noite da Beleza Negra.
O presidente do bloco, Vovô do Ilê, dá dica para quem quer ser a vencedora: "Tem que ser uma negra consciente e apenas dançar bem. Esses são os dois aspectos mais importantes", afirma.
Segundo Vovô do Ilê, a importância do concurso, que está na 36ª edição, é contribuir para a autoestima da mulher negra: "Na Bahia, as rainhas de blocos e bailes dificilmente eram negras. Privilegiavam as de pele clara, lábios finos. A criação da Deusa do Ébano é uma das grandes ações afirmativas do Ilê".
Este ano, pela primeira vez, as candidatas que ficarem em segundo e terceiro lugar também desfilarão com a vencedora em um carro alegórico.
As três primeiras colocadas recebem ainda prêmios em dinheiro. Já a rainha, acompanhará e representará o Ilê Aiyê em apresentações dentro e fora do Brasil.
De acordo com Vovô, "Essa mudança é para valorizar, além da primeira colocada, os outros dois lugares", disse. A festa da escolha da rainha terá participação dos cantores Lazzo e o jamaicano Doutor Norrie Weir.
O primeiro ensaio do bloco acontece no próximo sábado, na Senzala, às 22h e terão como
convidados banda Mametto e o grupo Catadinho do Samba.

0 comentários :
Postar um comentário