Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Curiosidades Amamentação

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"
Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Edith do Prato será homenageada no Carnaval da Cultura

Ícone do samba de roda da Bahia, Edith do Prato será homenageada na abertura oficial do Carnaval da Cultura, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA. O show que marca o início da programação acontece nesta sexta-feira, dia 13 de fevereiro, no Largo do Pelourinho, às 20h. A cantora Mariene de Castro recebe no palco Margareth Menezes, Mariela Santiago, Virgínia Rodrigues, Will Carvalho, Carol Soares e Manuela Rodrigues. A inauguração contará com a presença de autoridades do governo do estado. A sexta-feira segue com mais atrações no Pelourinho, como Chico César, Orquestra Afrosinfônica, Orquestra Rumpilezz, Diamba e Toco Y Me Voy. 

Antes disso, na noite de quinta-feira, 12 de fevereiro, os foliões têm uma amostra do que será a festa da diversidade da SecultBA. No Pelourinho, no Largo de Pedro Archanjo, fazem apresentação a Orquestra Popular da Bahia e Antigos Carnavais – Compassos e Serpentinas; a Praça Tereza Batista recebe Simples Rap’ortagem e Larissa Luz; no Largo de Quincas Berro D’Água se apresentam Prince Adammo e Tambores do Mundo – A Banda. Também na quinta-feira desfilam os microtrios Tuk Tuk Sonoro e Retrofolia, no circuito Barra-Ondina, e Peu Meurray – Gente Boa se Atrai, no circuito Batatinha.



Cem anos de dona Edith do Prato 

O espetáculo em homenagem à Edith do Prato é dirigido por Zebrinha e Jarbas Bittencourt e conta com a participação da irmã da homenageada, Dona Elza, e de Dona Nicinha, com o grupo de samba de roda Raízes de Santo Amaro, interpretando músicas como Marinheiro Só, Viola Meu Bem e Quixabeira. O show celebra, antecipadamente, os cem anos de nascimento da santamarense Edith Oliveira Nogueira (1916-2009), que se tornou conhecida por fazer samba com um prato e uma faca.  

“Estive muito próxima a ela, tive este presente, aprendi a tocar prato com ela, que dizia que eu era como uma neta”, relata Mariene de Castro. Nos momentos solo no show a artista vai mostrar canções do seu repertório, caso de A Pureza da Flor, Amuleto de Sorte, Ilha de Maré e Tirilê.  Natural de Salvador, Mariene conheceu mais profundamente a cultura de Santo Amaro da Purificação na época em que era casada com o cantor e compositor Jota Velloso. Os dois fizeram a direção musical do álbum Dona Edith do Prato – Vozes da Purificação (2002). 

Mariene conta que a afinidade com a artista levou o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Jorge Portugal, a lhe convidar para ser anfitriã do show que celebra Dona Edith e valoriza as raízes no recôncavo. De acordo com o secretário, “abrir o Carnaval com o Samba de D. Edith é um recado da importância que as culturas populares – que são a maior forma de expressão em todos os territórios do estado – terão para essa gestão”. “Porque esta é a festa de todos os ritmos, então não há forma melhor de contemplar a diversidade de toda uma gigantesca Bahia do que trazer para este contexto toda sua riqueza”, avalia Portugal.



Grandes atrações na sexta


O carnaval da diversidade da Secult – BA começa oficialmente com a Homenagem a Dona Edith do Prato, às 20h, e segue na sexta-feira com grandes atrações. Chico César, Orquestra Afronsinfônica, Giba Conceição, Orquestra Rumpilezz, Ldson Galter, Marcelo Galter e Tito Oliveira se apresentam no Largo do Pelourinho a partir das 22h30. Já no Largo de Pedro Archanjo o palco é da Orquestra Paulo Primmo, às 19h e depois tem Afro Pop - I.F.A.,  AFROBEAT. Na Praça Tereza Batista fazem show Toco Y Me Voy e  Livia Matos, começando às 20h. No Largo de Quincas Berro Dágua se apresentam Diamba e Firmino de Itapoan, às 20h. Toda a programação é gratuita.

O Carnaval da Cultura 2015 é o carnaval da democracia e da diversidade, que leva para as ruas, durante todos os dias e circuitos da folia, a mistura de ritmos e gêneros musicais e, principalmente, a estética e a arte de diferentes artistas, grupos e entidades culturais da Bahia. São centenas de atrações e shows gratuitos de afoxé, samba, reggae, axé, pop, MPB, fanfarras e muito mais. É diversão garantida para todos os gostos e estilos no espaço público da rua para alegria do folião. O Carnaval da Cultura – uma realização da Secretaria da Cultura do Estado da Bahia, por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) – está organizado a partir de quatro programas: Carnaval do Pelô, Carnaval Ouro Negro, Carnaval Pipoca e Outros Carnavais. A programação completa de nossa festa está disponível nos sites www.cultura.ba.gov.br e www.carnaval.bahia.com.br. 


0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑