Estado da Bahia vai renovar parceria com a Escola Nacional de Administração Pública
A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) acaba de renovar a parceria estabelecida entre a Universidade Corporativa do Servidor (UCS/Saeb) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O objetivo é ampliar, em 2015, a oferta de cursos de capacitação dos servidores públicos estaduais nas áreas de gestão de pessoas, qualidade do atendimento, tecnologia de gestão e desenvolvimento gerencial, entre outras. O processo de negociação e trâmites legais para renovação do acordo de cooperação técnica está sendo finalizado.
Segundo o coordenador de Desenvolvimento do Servidor e Ensino a Distância da UCS/Saeb, Agnaldo Barbosa, os resultados positivos do Programa de Parceria, aliados à perspectiva de melhoria contínua do desempenho dos servidores, justificam a continuidade do acordo. “Através dele, os servidores públicos estaduais têm a oportunidade de participar dos cursos regulares da Enap, bem como do intercâmbio de conhecimentos e experiências entre entidades públicas que se dedicam à capacitação de servidores públicos”, declara.
Desde que o Estado aderiu, em 2008, ao Programa de Parceria idealizado pela Enap há quase 20 anos, a média de oportunidades de desenvolvimento oferecidas aos servidores baianos, por meio de cursos presenciais e a distância, tem tido uma evolução considerável. Até o final de 2014, a UCS ultrapassou a marca de 100 mil capacitações realizadas.
Inspirada pela parceria com a Enap, a Saeb implantou o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que permitiu consolidar o uso da modalidade EAD no estado. "No início, nossos cursos a distância eram oferecidos em parceria com a Enap, mas passamos a ter capacitações próprias nas áreas de licitações, compras públicas, informática e introdução à EAD. De qualquer forma, obtivemos junto à Enap a cessão dos cursos Legislação aplicada à Logística de Suprimentos e Gestão Estratégica de Pessoas e Planos de Carreira, o que foi bastante positivo”, avalia Barbosa.
Sobre a UCS
As mais sólidas organizações mundiais, públicas e privadas, já perceberam que investir na qualificação continuada de pessoas é uma estratégia imprescindível para garantir uma gestão de sucesso. Atento a esta tendência, o Governo da Bahia criou, através do Decreto Estadual nº 9.613/2005, a Universidade Corporativa do Serviço Público do Estado da Bahia (UCS/Saeb).
Segundo o secretário da Administração, Edelvino Góes, a capacidade de oferta de cursos e ações de desenvolvimento do servidor triplicou desde 2006, ano de criação da universidade. "Só em 2014, oferecemos mais de 20 mil vagas de cursos aos servidores”, destacou.
Funcionando nas instalações da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), a UCS/Saeb é uma escola de governo que integra o Sistema UCS, composto por unidades de educação corporativa dos órgãos e entidades que integram a Administração Estadual Direta, Autárquica e Fundacional. Seu órgão consultivo, o Comitê de Educação Corporativa, é composto por gestores nomeados anualmente pelos dirigentes máximos das instituições públicas estaduais.
Para viabilizar a expansão dos cursos da UCS/Saeb, de 2008 até dezembro de 2014, o Estado capacitou e certificou 2.112 instrutores internos, distribuídos em 53 órgãos ou entidades. A Instrutoria Interna consiste no aproveitamento de servidores públicos estaduais como instrutores nos processos de capacitação oferecidos pelo Sistema UCS. A iniciativa, concebida e instituída em 2007, pela Lei Estadual nº 10.851, potencializou e regularizou a oferta de capacitações.
Apesar do conhecimento produzido internamente, no âmbito da administração pública, ser amplo o suficiente para suprir grande parte das necessidades de qualificação dos servidores, Agnaldo Barbosa, entende que, para permitir o aporte de novas tecnologias, ampliar a capacidade técnica da rede de consultores, diversificar conteúdos e atender a demandas específicas, a contratação de especialistas externos, geralmente experts em suas áreas de atuação, é necessária. “Por isso a parceria com a Enap é importante”, conclui.
0 comentários :
Postar um comentário