O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), contabilizou 5,6 mil atendimentos ao cidadão durante o Projeto Verão, ação realizada em janeiro e fevereiro dentro do programa ‘Educação para o Consumo’. O projeto percorreu 18 praias e shoppings de Salvador, alertando a população sobre possíveis problemas encontrados em produtos amplamente comercializados nesta época do ano, como protetor solar, bronzeador, cerveja e refrigerante.
Em comparação à edição de 2014, houve aumento de 44% no total de atendimentos. No ano passado, o projeto atendeu 3,9 mil pessoas. Os problemas mais comuns encontrados nos produtos pré-medidos, pesados na ausência do consumidor, dizem respeito à quantidade do produto, que pode estar abaixo da indicada na embalagem e do tolerado pela fiscalização do órgão. Também são constatados problemas referentes à falta de informações obrigatórias que devem constar nas embalagens.
“Esses produtos passam por fiscalização permanente do Ibametro, que regularmente visita supermercados, padarias e farmácias, visando retirar do mercado produtos irregulares. Esse tipo de conscientização é muito importante para que a população conheça seus direitos nas relações de consumo. Vamos intensificar ainda mais o programa 'Educação para o Consumo' em 2015”, destaca o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal.
A população ainda foi alertada sobre problemas em produtos escolares, nesta época de volta às aulas nas escolas, e também quanto a inúmeros outros produtos disponíveis para consumo. Durante a ação, os técnicos do órgão utilizaram folhetos, cartilhas e vídeos educativos para prestar esclarecimentos sobre assuntos diversos.
0 comentários :
Postar um comentário