Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"
Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Centro de Equoterapia atende crianças carentes

Centro de Equoterapia atende crianças carentes no Parque de Exposições de Salvador. 

Em decorrência do convênio assinado pela Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), com a Associação Baiana de Criadores de Cavalos de Passeio e Esporte (ABCCPE) e a Associação Baiana de Equoterapia (Abae), crianças carentes de Salvador e Região Metropolitana de Salvador (RMS), terão atendimento gratuito com sessões de Equoterapia. Com esse objetivo, foi inaugurado nesse fim de semana o Centro Integrado de Equoterapia, no Parque de Exposições de Salvador, onde mais de mil crianças serão atendidas. Cerca de 500 já estão matriculadas. O Esquadrão de Polícia Montada da PM/BA é parceiro importante da ação.

A Equoterapia é um recurso terapêutico realizado com a utilização de cavalos em uma abordagem multidisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência ou com necessidades especiais. Trata-se de um tratamento complementar na recuperação e reeducação motora e mental.

Explicando a importância dessa iniciativa, a presidente da Abae, Maria Cristina Guimarães, lembrou que numa clínica particular uma consulta de avaliação custa em torno de R$ 250, e uma sessão cerca de R$ 110, sendo que são necessárias no mínimo oito a dez sessões. “É um custo alto para famílias carentes, e o SUS não cobre essa terapia”, disse ela destacando a importância do apoio do Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura.

“O convênio que a Seagri assinou com essas entidades, possibilitando a utilização do Parque de Exposições de Salvador para a realização das sessões de Equoterapia, além do aporte de recursos, é uma demonstração de que o Governo do Estado cumpre seu papel social, possibilitando a reabilitação e a inclusão social de crianças com dificuldades motoras ou com necessidades especiais, através da infraestrutura e a logística do Parque de Exposições, para o tratamento com a Equoterapia”, afirmou Antonio Almeida Junior, superintendente de Desenvolvimento da Agropecuária da Seagri (SDA).

De acordo com o vice-presidente da (ABCCPE), Leonardo Abreu, o Centro Integrado de Equoterapia vai possibilitar o aumento do atendimento para crianças e adolescentes com dificuldades motoras e psíquicas, além de promover a inclusão social. Maria Cristina Guimarães disse ainda que “lutamos pela aprovação do projeto de lei número 4761/2014, que regulamenta a prática da Equoterapia”. O projeto já foi aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, em janeiro do ano passado, e seguiu para tramitação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, onde aguarda votação em caráter conclusivo, rito pelo qual o projeto é votado apenas pelas comissões designadas para analisá-lo, dispensada a deliberação do Plenário.

Curso de Equoterapia

Visando a formação de profissionais das áreas de fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia e afins, a Associação Baiana de Equoterapia promove neste mês de abril, nos dias 20 a 24, no auditório do Centro de Treinamento da EBDA, em Itapoan, o I Curso Básico de Equoterapia. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser solicitadas através dos telefones (71) 3249-0599 e 9963-5862.

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑