Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Curiosidades Amamentação

Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 18 de abril de 2015

DHPP indicia 11 policiais pela morte de Geovane Mascarenhas


O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) indiciou 11 policiais militares da Rondesp/BTS, por envolvimento na morte de Geovane Mascarenhas de Santana, 22 anos, desaparecido após uma abordagem policial na Rua Nilo Peçanha (bairro da Calçada), em Salvador, no dia 2 de agosto de 2014. A informação foi divulgada, na tarde desta sexta-feira (17), em coletiva no Ministério Público da Bahia, no Centro Administrativo (CAB).

“Estamos aqui para defender o bom policial, cumpridor dos seus deveres, e manter uma responsabilidade de obrigação da polícia que é defender a sociedade. Não estamos aqui para passar a mão na cabeça de ninguém nem para empurrar nada para debaixo do tapete. Desde que vídeos começaram a ser divulgados e vimos que, efetivamente, existiam indícios muito fortes da participação de policiais no sumiço de Geovane, colocamos toda a estrutura da Secretaria [da Segurança Pública] para trabalhar no caso”, afirmou o secretário estadual Maurício Barbosa. 

O subtenente Cláudio Bonfim Borges, os sargentos Gilson Santos Dias e Daniel Pereira de Souza Santos, e os soldados Jesimiel da Silva Resende, Jailson Gomes Oliveira, Cláudio Cezar Souza Nobre, Fábio Sodré Lima Masavit Cardozo, Jocenilton dos Santos Ferreira, Roberto Santos Oliveira, Alan Moraes Galiza dos Santos e Alex Santos Caetano vão responder pelos crimes de sequestro, roubo, tortura e homicídio qualificado. Seis deles, não informados pelo Ministério Público da Bahia, vão responder também por ocultação de cadáver. 

GPS danificado

“A denúncia parte de sérios indícios da autoria. Não podemos dizer que, efetivamente, foram eles porque essa definição cabe exclusivamente ao Tribunal do Júri, o responsável pelos julgamentos dos crimes dolosos contra a vida”, disse a promotora de Justiça Isabel Adelaide de Andrade Moura. De acordo com ela, “se não fosse o GPS, seria impossível a identificação e a responsabilização das pessoas que estão hoje respondendo por esse crime”. 

Durante as investigações foram solicitadas as informações registradas pelo GPS, instalado na viatura, e os dados de todos os veículos utilizados nas escalas de serviços, dos dias 2 e 3 de agosto de 2014, além dos nomes de todos os policiais militares que trabalharam nessas datas.

A perícia, realizada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), constatou que a fiação do aparelho GPS da viatura, comandada pelo subtenente Cláudio Bonfim Borges, havia sido danificada. Com isso, só seria possível verificar o percurso do veículo por meio das coordenadas registradas pelo GPS do rádio HT – de comunicação entre viaturas policiais e a Central de Polícia –, que não teve qualquer dano. 

Após a análise foi possível determinar que a equipe do subtenente Cláudio encontrou-se com a equipe formada pelo sargento Gilson e pelos soldados Cláudio Cezar, Fábio e Jocenilton, todos a bordo do veículo de prefixo 2.2203, na Rua Luiz Maria, entre 17h21 e 17h35. 

O relatório do GPS das viaturas 2.2204 e R-10 comprovaram que os veículos estiveram na Travessa São Rafael, próximo ao Parque São Bartolomeu, e no Parque Tecal, no bairro de Campinas de Pirajá, locais onde os restos mortais de Geovane foram deixados, entre 21h e 22h, na mesma noite em que a vítima desapareceu após uma abordagem. 

Processo administrativo

Ainda na coletiva, o comandante Geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão, que na época não ocupava o posto atual, anunciou a abertura de um processo administrativo disciplinar contra os acusados. “Diante da denúncia e dos elementos do inquérito policial militar garanto o afastamento desses policiais das ruas para que tenham atividades restritas à área administrativa até o final do processo. Eles saem completamente do cenário da sua atuação”. 

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑