Com praias, costões rochosos, lagoas, rios e cachoeiras, a Costa do Dendê é uma ótima opção para quem pretende curtir o feriado de Tiradentes (21/4). Numa terça-feira este ano, a folga do início da semana vai ser, para muitas pessoas, com sabor de feriadão. Ideal para aproveitar os 115 quilômetros de litoral da região, que abrange localidades como Morro de São Paulo e Boipeba, que oferecem opções de lazer para todos os gostos.
Morro de São Paulo - Com a expectativa de receber entre 6 e 8 mil pessoas e uma oferta de 10 mil leitos, Morro de São Paulo, com praias paradisíacas e monumentos históricos, é ideal tanto para quem busca diversão quanto tranqüilidade. A ilha costuma atrair visitantes de várias partes do Brasil e do mundo, chegando a receber, anualmente, cerca de 100 mil visitantes. Além de Salvador, marcam presença em número significativo turistas de São Paulo, Brasília e Minas Gerais, assim como da Argentina, Israel, Itália e Espanha.
Este ano, cerca de 60 nadadores de diversas partes do Brasil participam no domingo (19) da Maratour - Circuito Nadando em Paraísos 2015, primeira etapa da maratona aquática de natação no mar, que, juntamente com os turistas, incrementam toda a cadeia produtiva do turismo local, como os meios de hospedagem (hotéis e pousadas), restaurantes, bares e o comércio em geral. Para entrar no Morro, o turista paga uma tarifa no valor de R$ 15, referente à Taxa de Preservação Ambiental (TPA).
Localizado no município de Cairu, na Ilha de Tinharé, no arquipélago que leva o mesmo nome, 60 quilômetros ao sul de Salvador, Morro é o destino mais concorrido da Costa do Dendê. Para quem prefere agito, além das baladas, a principal rua do povoado possui bares e restaurantes com o melhor da gastronomia local e internacional. Para quem prefere relaxar, a localidade brinda os visitantes com praias de águas cristalinas. Uma faixa de praias inabitadas e uma reserva de Mata Atlântica convidam a esportes de aventura, náuticos e passeios ecológicos.
A pequena vila que deu origem ao município guarda um rico patrimônio histórico, com destaque para a fortaleza com 700 metros de muralhas, a Igreja Nossa Senhora da Luz, do século XVII, a Fonte Grande e o Casarão, os últimos registrados no diário de D. Pedro II, durante sua visita em 1859.
Boipeba – Com a expectativa de receber entre 1 e 2 mil pessoas de várias partes do Brasil neste feriadão, ofertando três mil leitos, distribuídos entre pousadas e hotéis, a Ilha de Boipeba, um dos paraísos do arquipélago de Tinharé (município de Cairu - Baixo Sul da Bahia), é o destino certo para quem quer contato com a natureza e tranquilidade.
Composta por floresta densa da Mata Atlântica, restinga, dunas, extensos manguezais e praias paradisíacas com coqueirais e recifes, a ilha possui ainda recifes de corais que se estendem pela costa e tornam as praias abrigadas das ondas e correntes. A flora e fauna são ricas de uma grande variedade de corais, algas, peixes, moluscos, ouriços e estrelas, dentre outros
Para o visitante, fugir da rotina pode incluir passeios às piscinas naturais formadas por recifes de corais, passeio de canoa dentro do mangue, trilhas ecológicas em uma faixa da Mata Atlântica e praias quase desertas. Quem optar por um roteiro histórico, vale visitar a igreja do Divino Espírito Santo, localizado na Velha Boipeba, principal monumento da ilha, assim como a Residência dos Jesuítas, que data dos primórdios da fundação da cidade.

0 comentários :
Postar um comentário