Memorial Misael Tavares realiza palestras e oficinas durante a 13ª Semana Nacional de Museus.
O Memorial Misael Tavares, localizado no Ilhéus Hotel, promoverá vários eventos como parte da 13ª Semana de Nacional de Museus, que ocorre entre os dias 18 a 24 de maio. A Instituição está situada no Centro Histórico da cidade de Ilhéus. A programação tem curadoria da professora Maria Helena Tavares, que é a responsável pelo memorial Misael Tavares e presidente da Rede de Museus e Pontos de Memória do Sul da Bahia. Como parte do evento, acontecerão palestras, oficinas e visitas guiadas. A entrada é franca e mais informações podem ser obtidas pelo sites www.museus.gov.br e www.rededemuseusbasul.com.br ou pelo telefone: (73) 3634-4242.
A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus, 18 de maio. Segundo Maria Helena Tavares, a realização da 13ª edição do evento em Ilhéus, busca fortalecer a relação museus-comunidade. “Considerando a função social dos museus, queremos estimular a inserção dos museus nas estratégias relativas ao desenvolvimento do turismo sustentável. A ideia é produzir novas perspectivas de geração de renda, pautadas em produtos e serviços que aproveitem a potencialidade das instituições museais e da cultura local”, afirma a organizadora do evento.
O evento contará com a participação da Jornalista Tássia Catarina Guimarães, Mestra em Comunicação e Culturas Contemporâneas e Diretora da CiberMídia Comunicação Marketing. Ela ministrará a palestra com o tema "Caminhos Sustentáveis: interação virtuosa e turismo gentil". Também contará com a participação da Economista Márcia Regina Torres, Secretária Executiva da Costa do Cacau Convention Bureau. Ela conduzirá a oficina "Eventos como Sustentabilidade Turística”.
Dia Internacional de Museus, 18 de maio, foi criado em 1977 pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus), com o objetivo de sensibilizar o público sobre o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade. Convidados pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), várias instituições museológicas de todo o país promoverão ações em torno do tema “Museus para uma sociedade sustentável”. Este tema foi proposto pelo ICOM, vem enfatizar a importância de uma maior conscientização da ação do homem sobre nosso planeta e reforçar a necessidade de alinhar o nosso modelo econômico e social a perspectiva da continuidade e inovação.
Rede de Museus
O Memorial Misael Tavares também participará da programação conjunta a Rede de Museus e Pontos de Memoria do sul da Bahia, com abertura no dia 18 de maio de 2015, às 9h, no auditório da Faculdade Madre Thaís. Evento realizado em parceria com a Faculdade Madre Thaís, Secretaria de Cultura de Ilhéus, UEFC – Universidade Estadual de Santa Cruz, com apoio do Sebrae, SMHSUL, Costa do Cacau Convention Bureau, FAEG-sul, CEEP Logística, Instituto Histórico de Ilhéus. Na abertura, palestra do museólogo Antônio Marcos Bastos, doutorando e mestre em antropologia, museólogo do Museu de Arqueologia e Etnologia/UFBA. Com o tema “Museus para uma sociedade sustentável”. No dia 21 de maio, show musical Projeto Quintas Musicais, direção e produção de Nozinho, com participação de músicos convidados.
A Rede de Museus e pontos de memoria, criada em 2010, participa das discussões do setor cultural, no âmbito municipal, estadual e nacional. Projetada dentro da perspectiva da economia criativa e inserida em 2013 no Projeto SEBRAE/Ilhéus.BA - Economia Criativa. “Como grupo, trabalha em busca das novas possibilidades do setor cultural brasileiro, dentro de um novo paradigma da economia criativa”, confirma Maria Helena presidente da Rede do Museus.
A professora explica que com as novas responsabilidades que vieram com a sanção do decreto que regulamentou o Estatuto de Museus e o Plano Museológico, a Rede de Museus busca cumprir sua missão, fortalecendo os museus como espaço de discussão, interação, pesquisa e conhecimento, levando em consideração a produção simbólica e a diversidade cultural. “Através de ações conjuntas que
envolvam educação, turismo e cultura, com a aproximação e parcerias com as
diversas instituições, promove a participação efetiva da sociedade nos processos museais, democratizando e incentivando o acesso ao patrimônio cultural”, acrescenta Maria Helena.

0 comentários :
Postar um comentário