O público pode retirar, gratuitamente, documentos como carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho e certidão negativa de antecedentes criminais, nos dias 4 e 5 de maio, na unidade móvel do SAC, instalada no bairro de Itinga. Centenas de moradores de Lauro de Freitas contaram com serviços de acesso à cidadania.
A iniciativa integra as ações da Secretaria da Administração (Saeb), Polícia Militar e Governo do Estado para ampliar aos cidadãos baianos a oferta dos documentos essenciais para o exercício da cidadania. A unidade móvel funcionou na Avenida Fortaleza, próximo à Base Comunitária do Programa Pacto Pela Vida. A unidade do SAC vai estar entre quinta e sexta-feira (7 e 8 de maior), no Subúrbio Ferroviário de Rio Sena, instalado na Rua Patrícia Karine, ao lado da Cesta do Povo, das 7h30 às 17h.
O Coordenador do SAC Móvel da rota 3 (Salvador e Região Metropolitana), Valdineck Dantas, disse que 350 pessoas foram atendidas, nos dois dias ( 4 e 5 maio) que a unidade ficou no bairro de Itinga. “Apenas no primeiro dia de atendimento, expedimos 200 cédulas de RG. Já a carteira de trabalho está tendo uma demanda menor, mas também está sendo procurado pela população”, comentou.
Dantas destacou as vantagens do trabalho da unidade móvel do SAC, em bairros periféricos, argumentando que os documentos são expedidos gratuitamente e os moradores não precisam se deslocar para outros bairros para ter acesso aos serviços. “Estamos levando serviços e acesso a cidadania para comunidades onde funcionam as Bases Comunitárias de Segurança, trabalhando integrado ao Programa Pacto pela Vida. São ações inclusivas, que facilitam a vida da população, que muitas vezes precisa fazer um RG novo, precisa retirar uma carteira de trabalho e não tem recursos para ir até postos fixo do SAC”, declarou.
Esse foi o caso do açougueiro Raí Santos Carneiro, 20 anos, que perdeu a carteira de identidade e estava precisando retirar a segunda via, por que está à procura de emprego. “Retirar o RG aqui foi bem melhor, no bairro onde eu moro, sem precisar pegar transporte para ir em outro SAC e porque aqui é gratuito também”, explicou o rapaz. Já a estudante Evelin de Jesus Brito, 13, que mora em frente à Base Comunitária, aproveitou a facilidade para retirar sua primeira carteira de identidade. A vendedora autônoma Rosana Deiró da Conceição, que levou a filha Maria Eduarda para fazer o RG, também ressaltou a praticidade e a gratuidade. “Aqui a gente chega, dá entrada e já sai com o documento no mesmo dia. Sem falar que é gratuito. É ótimo”, elogiou.


0 comentários :
Postar um comentário