Desenvolvimento da imaginação, criatividade, cultura e valores são alguns dos benefícios do incentivo à leitura em meio às crianças. Por isso, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas realiza um projeto especial no mês de abril chamado ‘Abril do Livro Infantil’, com bate-papos, oficinas, palestras, homenagens, prêmios e outras atividades em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado no dia 18 de abril. As atividades vão acontecer nas bibliotecas públicas vinculadas à Fundação Pedro Calmon.
Nesta quarta-feira (6) e no próximo dia 13, às 15h, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, nos Barris, acontece a oficina literária ‘Conhecendo Andersen e suas histórias’, na qual a bibliotecária Raquel Ávila fará um bate-papo sobre o escritor e poeta de histórias infantis Hans Christian Adersen. Na ocasião, os participantes ainda vão confeccionar um painel coletivo com os personagens preferidos das histórias.
Outro bate-papo com os escritores de livros infantis Bernadete Argolo e Paulo Morais está marcado para 15 de abril, às 15h, na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, em Nazaré. Os escritores comentarão sobre os livros publicados por eles. Bernadete já escreveu ‘O sonho de Pedrinho’, ‘Quando os olhos não veem’, ‘Curi, curi’; ‘Curiosos’ e ‘A menina chamada Alegria’. Já Paulo Morais publicou ‘Os três porquinhos da Índia’.
Encontro
Integrando a programação do projeto, também na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, no dia 17, às 10h, haverá o 3º Encontro dos Escritores Mirins, que irão relatar as experiências com a escrita e a leitura. Participam do evento os escritores Ítalo Silva Vasconcelos e Lucas Yuri Pinto. Às 11h acontece o Prêmio do Leitor, por meio do qual o leitor infantil mais assíduo da biblioteca será premiado e haverá divulgação dos livros lidos por ele ao longo de um ano. A atividade tem como intuito o incentivo à leitura e à frequência às bibliotecas.
Nos dias 20 e 27, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia vai promover o bate-papo ‘Vamos brincar de Índio’. Na programação, com início marcado para as 15h, além do bate-papo sobre o tema, os participantes criarão coletivamente um jogo da memória baseado na cultura indígena. A atividade será intermediada pela bibliotecária Raquel Ávila.
Fechando o ‘Abril do Livro Infantil’, a escritora e contadora de história Betty Coelho será homenageada na Biblioteca Juracy Magalhães jr, no Rio Vermelho, no dia 26, às 14h. Na ocasião, a professora Maria José Goodwin contará a história ‘A Centopeia’, de Cristiane Quintas. Em seguida, haverá uma conversa com os participantes sobre a vida e obra da homenageada.
Sistema
As bibliotecas públicas integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, gerido pela Fundação Pedro Calmon, que é vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult). O Sistema é composto por seis bibliotecas públicas estaduais em Salvador - sendo uma delas a Biblioteca de Extensão com duas unidades móveis -, uma no município de Itaparica e uma biblioteca virtual especializada na história da Bahia (Biblioteca Virtual Consuelo Pondé). O Sistema também presta assistência técnica a mais de 450 bibliotecas municipais, comunitárias e pontos de leitura, além de cursos de capacitação para os funcionários destas unidades.
Fonte: Ascom/Fundação Pedro Calmon
0 comentários :
Postar um comentário