Translate

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc
Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Jequié realiza 13 dias de festa em homenagem ao padroeiro Santo Antônio

O mês de junho inicia com homenagens a Santo Antônio cultuado por católicos, com trezena e tríduo, em várias partes da Bahia. Os festejos dedicados a um dos mais populares do Brasil, conhecido por ‘casamenteiro’, têm o auge no dia 13 próximo, uma segunda-feira. Até lá, o período é de celebrações cidades como Jequié, no sudoeste baiano, que tem o padre franciscano como padroeiro. 

Com o tema ‘Misericordioso como o Pai’, a programação contempla 13 dias de festividades abertas na quarta-feira (1°), quando houve carreata às 5h. A estrutura montada na Praça Duque de Caxias, que contempla também a Vila de Santo Antônio, é o local das celebrações. Outros destinos baianos que comemoram o Dia de Santo Antônio estão Salvador, Santo Antônio de Jesus, Campo Formoso e Canudos.

Turismo religioso

A festa realizada, em Jequié, há quase 120 anos é o ponto alto do turismo religioso no município e tem apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur). Além da reza do terço e da trezena, na Catedral de Santo Antônio, às 18h e 19h, respectivamente, a cidade terá diariamente apresentações culturais e musicais, atividades beneficentes e missas, incluindo uma dedicada aos romeiros que visitam o município para pedir e agradecer bênçãos.

Arrecadação de fundos para manutenção da creche e do centro comunitário da paróquia é uma das iniciativas neste período. Para angariar recursos, acontecem ‘Jantar da Família’, neste sábado (4); leilão beneficente de animais, no domingo (5), no Parque de Exposições; jantar no Dia dos Namorados (12); e ‘Café Sertanejo’ neste domingo e no dia 13.

Casamento coletivo

O Dia dos Namorados será especial para 26 casais que receberão, na Catedral, o sacramento do matrimônio. O casamento coletivo está marcado para 10h. Já o Dia de Santo Antônio terá alvorada, às 5h, e missas às 8h, 10h e 17h. Depois começa a procissão, onde os católicos rezam no último dia da trezena.

Fonte: Ascom/Secretaria do Turismo do Estado (Setur)

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑