Translate

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc
Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

CEI divulga selecionados para o Prêmio José Ramos de Queiroz

O promotor de Justiça Cesar Correia, a socióloga Osmarina Batista, o Lar do Irmão Velho e o Abrigo do Salvador foram os escolhidos pelo Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEI), para receber o Prêmio José Ramos de Queiroz 2016. A cerimônia de entrega acontecerá no dia 19 deste mês, às 9h, no auditório Raimundo Perazzo, Centro de Atenção à Saúde (CAS), na Av. ACM, s/n, em Salvador.

Instituído em 2008 pelo CEI, órgão vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), o Prêmio José Ramos de Queiroz é entregue, anualmente, a entidades e pessoas físicas com reconhecida atuação em prol dos direitos da pessoa idosa. O evento faz parte das comemorações do Dia Internacional dos Direitos da Pessoa Idosa (1º de outubro).

Premiados – Indicado pelo Núcleo Interinstitucional de Ação Pró Idosos (Niapi), o promotor de Justiça César Correia foi coordenador do grupo Especial do Idoso (Geido), atuante na defesa dos direitos das pessoas idosas, responsável por capacitar e orientar grupos de convivência, com participação efetiva na institucionalização de várias associações, grupos de idosos e outras organizações. Atuou diretamente na criação e implantação do CEI, ajudando na identificação e qualificação das organizações da sociedade civil, realizou vários eventos, como feiras públicas, audiência pública da saúde, do transporte, das calçadas, da construção do terminal da lapa entre outras ações, sempre com foco no bem-estar do idoso.

Outra cidadã que receberá o prêmio José Ramos de Queiroz é a socióloga Osmarina Batista, primeira presidente do Conselho da Pessoa Idosa em Camaçari. No município, ela realizou várias ações, entre eles os projetos Plantar  (plano técnico de articulação de rede de promoção dos direitos do segmento), o Pescando Letras (de alfabetização dos idosos), o Fazendinha, para abrigar e empoderar 30 mulheres de 60 a 70 anos, e conseguiu, junto a empresa Continental doação para a construção do Centro de Convivência da Pessoa Idosa que beneficiará cerca de 19 mil pessoas idosas do município.

Abrigo do Salvador - Fundada em 1934 e reconhecida como Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal, a associação Abrigo do Salvador é uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), instalada no bairro de Brotas, em Salvador, cuja principal missão é prestar assistência biopsicossocial a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, promovendo o bem-estar e qualidade de vida. Atualmente, atende a 196 moradores. Dispõe de estrutura compatível com as limitações resultantes do processo de envelhecimento, com placas de sinalização em toda a estrutura, pisos antiderrapantes, e outros cuidados. Possui equipe multiprofissional composta por assistente social, médico, odontólogo, enfermeiro, nutricionista, psicólogo, massoterapeuta, acupunturista, fisioterapeuta, farmacêutico, cuidador de idoso, técnico em Enfermagem, serviços gerais, equipes administrativa, contábil e de apoio para eventos, além da diretoria, onde todos são voluntários. Na entidade, são desenvolvidas diversas atividades de resgate de memórias, terapias grupais e socialização, como cursos de capacitação profissional. 

 Lar Irmão Velho - Também uma ILPI, o  Lar do Irmão Velho (LIV,)  fundado em 1959, em Feira de Santana, atende idosos em situação de vulnerabilidade social e familiar e abrange mais de 42 municípios, beneficiando uma população de  aproximadamente 1,2 mil habitantes.  O objetivo é promover o amparo ao segmento, através da caridade espiritual, moral e material, sem distinção de pessoas, raça, nacionalidade, posição social, política ou religiosa, tendo como suporte uma equipe multidisciplinar. Na instituição são atendidas, atualmente, 53 idosos, com ações de promoção, proteção e reabilitação da saúde, por meio de um cronograma de atividades nas áreas educacional, social, física, recreativa, ocupacional e sócio cultural. 

Prêmio – Baiano de Salvador, Dr. José Ramos de Queiroz diplomou-se na Faculdade de Medicina. Durante a II Guerra Mundial, trabalhou como cirurgião no Hospital da Marinha (Largo de Nazaré). Durante muitos anos foi professor no Instituto Bahiano de Ensino, no Colégio Anfrísia Santiago e no Colégio da Bahia. Resolveu mudar de especialidade e, em Madrid, matriculou-se no curso de geriatria e gerontologia, promovido pela Cruz Vermelha, obtendo o diploma de geriatra e gerontólogo. 

Esteve na Suíça visitando hospitais para pessoas idosas, várias “residências” e centros de convivência sob orientação do professor Jean-Pierre Junot . Com a mesma finalidade esteve em Boca Raton (Flórida), San Juan e Aguadilha (Porto Rico), México, Argentina e Budapest, nos dois últimos tomando parte na 1ª Jornada de Geriatria e Gerontologia do Cone Sul (Buenos Aires) e do Pré-Congresso da Associação Internacional de Gerontologia (Budapest).Também foi aos Estados Unidos, em base Cleveland (Ohio), hospedando-se em uma residência para pessoas idosas, visitando outras e vários centros de convivência. Foi a New York e Washington, com a mesma finalidade. No Brasil, fez parte em inúmeras reuniões e congressos sobre a Política da Pessoa Idosa, em Salvador, Feira de Santana, Rio de Janeiro, São Paulo entre outros municípios.

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑