Integrar a América Latina a partir de um ponto comum: as dificuldades do setor energético e de combustíveis. Com este objetivo e acreditando na importância do incentivo e divulgação dos benefícios dos biocombustíveis, especialmente biometano e etanol, para o meio ambiente e a sociedade como um todo, o Núcleo de Soberania Energética do Instituto Surear em parceria com a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), por meio do Programa de Mestrado Profissional em Bioenergia, promovem o Desafio Montenegro-Montevidéu.
O Desafio consiste em realizar uma viagem de 856 Km partindo da cidade de Montenegro, no Rio Grande do Sul - onde o veículo será abastecido com biometano (um gás produzido a partir da purificação do biogás gerado pela decomposição de resíduos orgânicos) - e seguir até a cidade de Montevidéu, no Uruguai. Na oportunidade, pesquisadores do Instituto Surear e do Mestrado em Bioenergia da FTC, serão recebidos por representantes do governo uruguaio para apresentação do veículo e dos resultados preliminares do Desafio.
Travessias
Idealizador da travessia, estudante do Mestrado da FTC e presidente do Instituto Surear, Fabrizzio Cedraz, explica que essa já é a terceira viagem com o veículo, que é adaptado com kit GNV 5ª Geração Omegas da Landirenzo.
“Este projeto compõe o ciclo de expedições realizadas com veículos movidos a fontes de energias alternativas, iniciado com a Travessia Interoceânica B100, em 2012. Entre 2015 e 2016, fizemos duas exitosas viagens que constituíram a Travessia Bioceânica EGNV, do oceano Atlântico ao Pacífico, passando por Bolívia, Peru e Chile”, diz.
De acordo com Fabrizzio os resultados alcançados são inacreditáveis. “Conseguimos fazer de 20 a 25 km por m³, a expectativa era alcançar 16 km. Em todo o lugar que apresentamos o projeto as pessoas se surpreendem quando digo que, além de ecologicamente correto, o GNV é muito mais econômico. Vejo que no Brasil ainda há um lobby muito grande para a utilização do combustível ‘tradicional’, mas a cada dia que passa, fica mais evidente a necessidade de substituirmos as atuais fontes energéticas. Estou convencido que o Gás Natural é a melhor alternativa energética [e de combustível] para a América Latina”, pontua.
A data que marca a saída para o Desafio é o dia 27 de janeiro às 04h. O Desafio Montenegro-Montevidéu será desenvolvido pelo Instituto Surear em parceria com a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), por meio do Programa de Mestrado Profissional em Bioenergia, e o apoio e patrocínio da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul – SULGÁS.
Instituto Surear
O Núcleo de Soberania Energética do Instituto Surear desenvolve pesquisas e projetos que objetivam o desenvolvimento de veículos mais racionais em relação aos recursos energéticos – podendo ser produzidos diretamente da linha de montagem ou por meio de centros de conversões independentes.
Estudos realizados por este Núcleo indicam a necessidade de adequação específica para que o motor funcione com o metano, obtendo como resultado maior desempenho, menor consumo e menores emissões de gases nocivos.
“A proposta consiste em divulgar o uso de fontes energéticas alternativas, mais limpas e sustentáveis. Esse motor terá aplicação também em pequenas propriedades rurais, para reduzir o consumo de combustível e a emissão de gases poluentes. Além disso, será usado para veículos híbridos”, ressalta o presidente do Instituto Surear, Fabrizzio Cedraz.
Crédito Fotos: Instituto Surear
0 comentários :
Postar um comentário