Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 6 de março de 2018

Caixa Cultural Salvador traz a exposição fotográfica O Sertão de João Machado

A mostra reúne 35 registros pelas lentes fotógrafo João Machado, que viveu a infância no sertão baiano


O céu estrelado do sertão baiano, a terra de chão batido, a poeira amarelada, os romeiros, os carroceiros e caminhoneiros são algumas das memórias de infância do fotógrafo João Machado, da sua cidade natal Xique-Xique. As lembranças materializadas em registros fotográficos estão presentes nas 35 imagens reunidas na exposição fotográfica: “O Sertão de João Machado”. A mostra chega à Caixa Cultural Salvador no dia 06/03, com abertura ao público no dia 07/03 e segue aberta para visitação até o dia 13/05. A entrada é gratuita.

A exposição apresenta um recorte do trabalho desenvolvido pelo fotógrafo nos últimos 15 anos. As fotografias de João Machado retratam parte das suas vivências quando criança e as histórias contadas pelo pai romeiro. “Os símbolos, os detalhes, a composição de um sertão colorido, iluminado pela luz do dia ou da noite e até os ruídos parecem ser capturados pelas lentes do fotógrafo baiano, um dos grandes nomes da fotografia documental e autoral”, afirma Mônica Maia, curadora da exposição.

O mosquiteiro que protege a mulher na cama, o retrato de um homem na parede de um bar, o vestido de noiva na fachada de uma casa de pau a pique, a luz da cozinha que atravessa a janela do casebre e ilumina a noite escura estão entre as imagens pertencentes a esse território que é o sertão de João Machado. As imagens foram realizadas nas cidades de Xique-Xique e Bom Jesus da Lapa e estão impressas nos tamanhos 0,60 x 0,90 cm e 0,30 x 0,45 cm.

Sobre João Machado


João Machado nasceu em Xique-­Xique, na Bahia, no ano de 1969. Deixou sua terra natal aos 19 anos em busca de trabalho na cidade de São Paulo. Trabalhou na construção civil, como ajudante de pedreiro, quando comprou a primeira câmera fotográfica de um colega de trabalho. Buscou conhecimento em revistas especializadas e começou a fotografar em 1993. A curiosidade, determinação e persistência o transformaram no fotógrafo João Machado. Autodidata, teve como referência trabalhos publicados na extinta Revista Iris Foto.

Em 1997, João realizou o primeiro ensaio, intitulado “Olaria”, em Guarulhos, São Paulo, e, a partir de então, concentrou sua produção no sertão baiano, nas suas origens. Em 2002, encorajado pelas experiências de fé vividas na infância e pelas histórias contadas pelo pai, João partiu para Bom Jesus da Lapa (BA) e, desde então,fotografa anualmente os romeiros em Bom Jesus da Lapa, entre outras manifestações de fé. João não conheceu a cidade quando o seu pai era peregrino, mas busca todos os anos, no mês de agosto, a foto que não fez: o pai romeiro.

Em 2015, apresentou parte do seu trabalho numa exposição individual na Galeria Nikon e no ano anterior, participou da Mostra Futebol BR, ambos em São Paulo. Hoje, um dos grandes nomes da fotografia documental e autoral, João tem trabalhos publicados em veículos nacionais e no exterior.


Serviço:


Exposição “O Sertão de João Machado”

Abertura: 06 de março a 13 de maio de 2018 (terça-feira).
Visitação: 07 de março a 13 de maio de 2018 (de terça a domingo).
Horário:  09h às 18h
Local: CAIXA Cultural Salvador

Endereço: Rua Carlos Gomes, 57, Centro, Salvador-BA

Telefone: (71) 3421-4200
Classificação indicativa: livre
Entrada franca

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑