Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 22 de março de 2018

Delegação de El Salvador avalia positivamente o Cedeba

Desde esta segunda-feira (19) conhecendo o trabalho desenvolvido no Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia (Cedeba), os integrantes da delegação de El Salvador, país da América Central, foram recebidos pelo Secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, nesta terça-feira (20). A visita faz parte da Cooperação Brasil - El Salvador no projeto: "Fortalecimento das Capacidades de Equipe Multidisciplinar de Saúde para Abordagem Integral de Doenças Não - Transmissíveis Priorizadas".

No encontro, Fábio Vilas-Boas fez uma exposição sobre a saúde na Bahia e o plano para descentralização da assistência ao paciente diabético no estado. “Temos muito orgulho do trabalho realizado no Cedeba e a expectativa é levar o modelo desenvolvido no centro para todo o estado. A ideia é que o Cedeba faça o matriciamento dos demais serviços de referência em diabetes”, explicou o Secretário.

A produção de insulina pela Bahiafarma, que deve ser iniciada ainda no primeiro semestre, também foi destacada por Fábio Vilas-Boas. De acordo com ele, existe a possibilidade de a insulina produzida pelo laboratório ser fornecida, por um menor custo, para que o governo de El Salvador dispense para os pacientes diabéticos do país.

A coordenadora da Unidade de Promoção, Prevenção e Vigilância das Doenças Não - Transmissíveis do Ministério da Saúde de El Salvador (MINSA), Estela Alvarenga Alas De Menjiva, destacou que os casos de diabetes têm aumentado muito entre os salvadorenhos, por isso estão buscando experiências exitosas. “Estamos aprendendo muito. Vimos que o componente humano é muito importante e que todo material disponibilizado para os pacientes é produzido com muito amor”, declarou.

Ainda será apresentada à delegação os protocolos clínicos para Assistência ao Diabetes Atenção primária de Saúde. A visita prossegue até o dia 22 no Cedeba, referência na assistência a diabetes, obesidade e endocrinopatias, um dos centros de excelência no Brasil, credenciado pela World Diabetes Foundation (WDF), e que teve o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Ascom Sesab

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑