Translate

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc
Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 12 de abril de 2018

Dez dicas para usar o ar-condicionado e economizar energia

O gerente de marketing de produto da Midea, líder mundial em vendas de produtos para climatização, ensina como economizar com o equipamento desde a compra até a utilização no dia a dia



1 - Faça a escolha certa

Segundo Nikolas Corbacho, gerente de marketing de produto da Midea Carrier, na hora de comprar um ar-condicionado prefira os aparelhos que têm Selo Procel A, pois eles podem chegar a uma economia de energia até 74% superior a modelos menos eficientes.



2 – Sob medida

Antes da compra, pesquise para saber qual a capacidade térmica necessária para sua demanda, a medida deve ser calculada em BTU/h. Um aparelho com capacidade maior do que a necessária para o ambiente certamente vai desperdiçar energia. Enquanto que outro, com capacidade menor, fará o produto trabalhar mais para alcançar a temperatura programada.

No site da Midea é possível há uma ferramenta que ajuda a descobrir o produto mais indicado. É o Dimensionador (www.mideadobrasil.com.br/dimensionador). Para fazer o cálculo, a ferramenta considera a área do ambiente, o número de pessoas que frequentam o ambiente, as fontes de calor entre outros fatores. 



3 – Use a tecnologia a seu favor

Os recursos tecnológicos presentes nos aparelhos de ar-condicionado devem ser usados como aliados na economia de energia. Um modelo com Wi-Fi, por exemplo, ajuda o consumidor a verificar se desligou ou não o aparelho à distância, além de monitorar o consumo de energia. Ele pode ser controlado por meio de um aplicativo para celular. A função "Dormir" faz o aparelho aumentar a temperatura selecionada em um grau a cada hora, desligando automaticamente ao fim de sete horas. E com a função "Timer" dá para programar o tempo de funcionamento do equipamento, sem o risco dele ficar ligado mais tempo do que o necessário.



4 – Mantenha o ambiente isolado da entrada de calor

Atente-se ao isolamento térmico do cômodo climatizado. Quando as temperaturas estiverem altas, mantenha janelas, portas e até cortinas fechadas para não reduzir a eficácia do aparelho. Nikolas chama atenção para não deixar objetos próximos ao bocal de entrada ou de saída do ar, pois isso poderá reduzir o rendimento do aparelho.



5 – Defina a temperatura certa

Programar o ar-condicionado com a temperatura mais confortável ajuda a economizar energia. Não faz sentido deixar o quarto com 17oC à noite e puxar o edredom. Nesse caso, o consumidor pode deixar entre 22 e 26oC garantindo o conforto térmico e economizando energia. Segundo o gerente de marketing de produto da Midea, ao longo do dia, no verão, a temperatura recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e NBR 16401 é entre 23/26oC para deixar o ambiente termicamente confortável. E no inverno, entre 21 e 24 oC.



6 – Desligar ou manter ligado?

Em locais onde há condicionadores de ar em funcionamento, prefira não desligar o aparelho caso vá se ausentar por pouco tempo, de 5 a 10 minutos. Toda vez que o equipamento começa a trabalhar, gasta mais energia para iniciar o resfriamento e reduzir a temperatura do ambiente.



7 – Evite problemas

Não deixe qualquer pessoa instalar seu aparelho. É recomendável contratar um profissional credenciado. Se o equipamento não for corretamente instalado, pode consumir até 20% mais energia, além de comprometer a vida útil do ar-condicionado. Fique de olho para não deixar a unidade externa exposta diretamente ao sol e respeitar as distâncias recomendadas no manual de instalação.



8 - Cuide bem do seu ar-condicionado

A manutenção preventiva do ar-condicionado, assim como a limpeza periódica dos filtros, faz bem para a sua saúde do produto e para o seu bolso. Assim, os filtros ficam livres da sujeira que podem obstruir a saída de ar e exigir mais energia para funcionar corretamente. O filtro tela é lavável e também pode ser limpo com aspirador de pó. Atenção, só reinstale após ter certeza que está seco. A Midea tem modelos com o filtro Nano Silver, mas estes não podem ser lavados. Já os de Carvão Ativado e o 3M quando sujos, devem ser substituídos. Em caso de dúvida, consulte o “Manual do Usuário” do seu aparelho.



9 – Troque um modelo antigo por um novo

Nos últimos 10 anos a indústria investiu no desenvolvimento de produtos mais eficientes e com tecnologias que geram economia de energia. Portanto, não vale a pena manter um ar-condicionado muito antigo em casa. Trocar o produto velho por um novo e com Selo Procel vai contribuir para reduzir a conta de luz. No caso do ar-condicionado, um modelo de 9.000 BTU/h, por exemplo, pode gerar economia de mais de R$ 150,00 por ano.



10 - Novas tecnologias

Invista em tecnologia. Segundo Corbacho, no caso do ar-condicionado há opção de modelos que utilizam tecnologia inverter, ou seja, o compressor alterna sua velocidade de rotação em cargas parciais e não desliga, evitando picos de consumo e desgaste ao ligar novamente. Estes chegam a ser 74% mais econômicos do que os convencionais, como no caso do Springer Midea Inverter.


0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑