Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 12 de maio de 2018

Transalvador tem extensa programação durante Maio Amarelo

A Transalvador mais uma vez aderiu ao Maio Amarelo e executa programação extensa, chamando a atenção da sociedade soteropolitana para a necessidade de redução de acidentes de trânsito. Este ano, os motociclistas são o público-alvo escolhido para muitas ações, que envolvem palestras, participação em eventos voltados ao trânsito, apresentação de resultados, além de campanha de conscientização nas redes sociais e operações especiais de fiscalização.


De acordo com o superintendente Fabrizzio Muller, a Transalvador se dedica aos motociclistas também com campanha educativa nas redes sociais e com fiscalização. “Apesar de termos reduzido o número de mortes por acidentes em 51% nos últimos cinco anos, os motociclistas ainda são as principais vítimas do trânsito”, explicou. A negligência com os equipamentos de segurança, como capacetes, e a imprudência são apontadas como grandes causas desses acidentes.


Das 120 pessoas que morreram por acidentes de trânsito em 2017, 53 foram por acidentes com motocicletas, o que corresponde a 44% do total. “Embora haja uma tendência de redução significativa, nossas ações serão fortalecidas, pois nenhuma morte é tolerada. Enquanto houver mortes no trânsito, não estaremos satisfeitos”, frisou Fabrizzio. Em 2017, foram 2.625 acidentes envolvendo motocicletas, que deixaram 3.036 feridos.



Programação


09/05 – quarta-feira



Na tarde desta quarta-feira (09), às 14h, membros da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Ufba) farão visita técnica à Transalvador, conhecendo de perto as ações da autarquia e suas instalações, como o Núcleo de Operação Assistida (NOA), central tecnológica de monitoramento do tráfego de Salvador.



A ideia, de acordo com Mírian Bastos, gerente de Educação para o Trânsito, é fortalecer a relação Universidade – Transalvador, firmando parceria para ações compartilhadas voltadas para o alcance das metas da Década de Segurança no Trânsito, estipuladas pela Organização das Nações Unidas (ONU) 2011-2020.


10/05 – quinta-feira



Nesta quinta-feira (10), das 9h às 11h, será realizada mais uma palestra do Projeto Crianças Condutoras do Futuro no Centro Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora da Vitória, no bairro da Graça. Um cenário lúdico, que remonta o trânsito de uma cidade com teatrinho de fantoches, será preparado e as crianças poderão exercitar os conhecimentos básicos de segurança no trânsito aprendidos em palestra previamente ministrada. Pelas ações do Maio Amarelo deste ano, 513 crianças foram beneficiadas com o projeto no Colégio da Polícia Militar dos Dendezeiros, Escola Pássaro Dourado e Escola Municipal Alto de Coutos. Desde iniciado, em 2013, cerca de 9.450 já participaram das ações.



11 e 12/05 – sexta-feira e sábado



A Transalvador marcará presença na III Jornada Baiana de Medicina do Tráfego, realizada pela Abramet, na Associação Bahiana de Medicina (AMB), em Ondina, levando, nos dois dias de evento, 11 e 12/05, o serviço de credenciamento de idosos para uso de vagas exclusivas. Na mesa de abertura do evento, na próxima sexta-feira (11), às 14h, a Transalvador será representada pelo superintendente Fabrizzio Muller. No sábado (12/05), a partir das 8h, Mírian Bastos apresentará ao público as ações de Educação da Transalvador e os resultados de redução dos índices de mortes e acidentes de trânsito da capital baiana.


14/05 – segunda-feira



A Transalvador é convidada da Polícia Rodoviária Federal para a Audiência Pública: Plano nacional de redução de mortes e lesões no trânsito, que acontecerá na Assembleia Legislativa da Bahia, a partir das 8h30 da próxima segunda-feira (14). A ação faz parte do Programa Vida no Trânsito, do qual ambas as entidades são membros. Na oportunidade, Fabrizzio Muller, superintendente, e Mírian Bastos, gerente de Educação, falarão sobre redução de acidentes, ações de educação e fiscalização, entre outros assuntos.


14, 16 e 18/05 – segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira



Nos dias 14, 16, 18/05, a Transalvador fará palestra educativa sobre direção defensiva e respeito aos demais condutores e pedestres para motoristas de ônibus do Consórcio Integra. No dia 14/05, o evento acontecerá na Garagem Pirajá, no dia 16/05 na Garagem Iguatemi e, no dia 18/05, na Garagem São Cristóvão.


17/05 – quinta-feira



A Transalvador promoverá em sua sede, na quinta-feira (17), o IV Encontro: Jovens Aprendizes do Parque Social, uma roda de discussão sobre acidentes de trânsito, principais causas e impactos sociais com os jovens lotados na autarquia.


19/05 – sábado



Os filhos de motoristas profissionais do Consórcio Integra receberão evento especial da Transalvador. Palestra lúdica e educativa, com apresentação de fantoches e lições básicas de convivência harmônica no trânsito, será apresentada aos pequenos, no sábado (19), na Garagem Pirajá.


27/05 – domingo / Encerramento



Para encerrar as ações do mês, a Transalvador promoverá um grande evento na ciclofaixa de lazer da Av. Magalhães Neto, no domingo (27), entre 8h e 17h, o Maio Amarelo: Condutores do Futuro. Voltado para crianças, o evento contemplará uma série de atividades lúdicas, recreativas e educativas, como a Volta do Futuro, uma volta ciclística de 1.800m na avenida, e a Corrida Kids.

Além disso, uma minipista de corrida inflável será usada para atividades educativas. E quem não tiver bicicleta, não precisa se preocupar, já que haverá bikes sendo emprestadas. Os pequeninos terão aulas gratuitas de ciclismo promovidas por monitores e a escritora baiana Emília Nuñez, autora do livro Felicidade Bicicleta: "Uma ode à felicidade das coisas simples da vida", também participará concedendo autógrafos e promovendo palestras.



Agentes de trânsito participarão de brincadeiras com os pequenos e os equipamentos usados pela Transalvador, como viaturas, cones e até guinchos estarão em exposição para visitação do público. As crianças poderão também tirar foto com fardamento idêntico ao de agentes, mas em tamanho infantil, se transformado em agentes de trânsito mirins. Haverá ainda a presença de atletas ciclistas profissionais, food-bikes e muito mais.

PROGRAMAÇÃO MAIO AMARELO

DATA

PROGRAMAÇÃO

LOCAL
09/05
VISITA TÉCNICA
Troca de experiências Transalvador/ UFBA
Transalvador
10/05
Projeto Crianças Condutoras do Futuro
CMEI Nossa Senhora da Vitoria
11 e 12/05
Emissão de credencial de idosos para uso de vagas exclusivas
ABM
11/05
PALESTRA NA III JORNADA DA ABRANET
Participação de Fabrizzio Mesa de Abertura
ABM
12/05
PALESTRA NA III JORNADA DA ABRANET
Apresentação das Ações de Educação da Transalvador / Redução de índices de acidentes.

ABM
14/05
Palestra - Audiência Pública: Plano Nacional de Redução de Mortes e lesões no trânsito.
Assembleia Legislativa
14/05
Palestra educativa sobre direção defensiva e respeito aos demais condutores e pedestres para motoristas de ônibus do Consórcio Integra.
Garagem Pirajá
16/05
Palestra educativa sobre direção defensiva e respeito aos demais condutores e pedestres para motoristas de ônibus do Consórcio Integra.
Garagem Iguatemi
17/05
IV ENCONTRO: JOVENS APRENDIZES DO PARQUE SOCIAL
(RODA DE DISCUSSÃO sobre acidentes de trânsito )
TRANSALVADOR
18/05
Palestra educativa sobre direção defensiva e respeito aos demais condutores e pedestres para motoristas de ônibus do Consórcio Integra.
Garagem São Cristóvão
19/05
AÇÃO EDUCATIVA/FILHOS DOS CONDUTORES
GARAGEM PIRAJÁ
27/05
Maio Amarelo: Condutores do Futuro
Volta do Futuro, uma volta ciclística na avenida, e a Corrida Kids
Av. Magalhães Neto


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑