Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 25 de junho de 2018

São João: Soluções caseiras podem agravar lesões provocadas por queimadura ou fogos de artifício

No período junino, o número de atendimentos relacionados a queimaduras aumenta em unidades médicas

Quem nunca soltou estrelinhas, rojões ou pulou fogueira durante o São João? As brincadeiras com os fogos de artifício costumam fazer a alegria de crianças e adultos, mas o uso inadequado e sem proteção pode provocar prejuízos à saúde. De acordo com o Conselho Federal de Medicina, de 2008 a 2017, mais de cinco mil pessoas foram internadas em função da utilização indevida dos fogos de artifício. Segundo a dermatologista, do Plano Boa Saúde, Clarissa Felix, neste período ocorre um aumento significativo do número de explosões com sequelas, principalmente nas mãos.

As queimaduras são muito comuns também em locais que ocorrem as chamadas ‘guerras de espada’. Na correria para prestar assistência, algumas pessoas costumam dar soluções caseiras para amenizar a dor, enquanto buscam emergências. Recursos como colocar manteiga, creme dental e gelo no local podem dar a sensação de alívio, mas dificultam a avaliação médica e podem agravar a lesão.

Segundo a especialista, a primeira medida a ser adotada é afastar a vítima da fonte de calor, lavar o local com água corrente e manter um pano limpo e úmido no local atingido, de preferência com água gelada, protegendo o lugar da queimadura. Clarissa Felix dá ainda algumas dicas para que as pessoas curtam os festejos juninos, sem dor de cabeça. “A recomendação é usar vestes como casacos jeans e evitar roupas de nylon. Também é aconselhável usar proteção nas mãos como luvas grossas”.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑