Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 22 de julho de 2018

Artigo: 10 anos de um seriado imortal

A série de televisão americana ‘Breaking Bad’ completa dez anos em 2018. Criada e produzida por Vince Gilligan, tem como protagonista o brilhante químico Walter White, um homem frustrado em dar aulas para adolescentes do ensino médio, com um filho que sofre de paralisia cerebral e uma esposa grávida.
Diagnosticado com um câncer no pulmão, resolve produzir a droga ilegal metanfetamina com um ex-aluno. Consegue assim, ao entrar no mundo do crime, pagar seu tratamento e dar uma boa vida à família. As escolhas morais do protagonista mantêm a série, uma das mais premiadas de todos os tempos, atualíssima.
No ar de 2008 a 2013, ‘Breaking Bad’ toca em questões fundamentais. A primeira está na progressiva derrubada de princípios éticos para se atingir aquilo que se deseja. O uso escuso do domínio de uma tecnologia é um conceito que desperta acalorados debates, pois, no fundo, as distâncias entre o bem e o mal podem ficar tênues dependendo do critério.
Sob argumentos como a devoção aos entes queridos e se salvar de endividamentos progressivos, Walter White torna-se um alquimista que enriquece de maneira inimaginável. E entram ainda, nesse universo ficcional, referências ao poeta Walt 
Whitman e a numerosos elementos da tabela periódica tanto no logo do nome da série como nos créditos. Para ver e rever!

Oscar D'Ambrosio, mestre em Artes Visuais e doutor em Educação, Arte e História da Cultura, é Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑