Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 22 de julho de 2018

Luto e suicídio são temas do livro ‘Sobre Viventes’ que será lançado na próxima quinta (26)

O lançamento acontecerá na Porto dos Livros e vai contar com bate papo, mostra de fotos e apresentação musical

Suicídio é um tema tabu. Apesar de não sair com frequência nas páginas diárias dos jornais, quase um milhão de pessoas se matam todos os anos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que, em média, um único suicídio afeta intensamente ao menos outras seis pessoas. A psicologia chama essas pessoas, que vivenciaram um suicídio e enfrentam o processo de luto, de sobreviventes. Foi a partir das histórias daqueles que ficaram que nasce o livro Sobre Viventes, escrito pela jornalista Laís Matos. Publicado pela Editora Penalux, o título será lançado na próxima quinta-feira (26), às 19h30, na Porto dos Livros. A noite vai contar ainda com apresentação musical e bate papo entre a autora, o professor e filósofo José Antonio Saja e Jamila Cordeiro, uma das personagens do livro.

A obra apresenta cinco relatos biográficos de amigos e familiares de suicidas, reunindo as experiências pessoais dos entrevistados e de que forma cada um foi afetado pelo suicídio. "O impacto do suicídio nos enlutados é imensurável. A proposta do meu trabalho é levantar questões, mostrar o que costuma ser empurrado para debaixo do tapete e aos poucos é esquecido e, principalmente, mostrar que conversar sobre o tema é a melhor maneira de ajudar na prevenção", destaca a autora. 

Além de dar luz a um assunto velado, Sobre Viventes abre mão de fontes tradicionais para lançar um olhar mais demorado para a dor de perder alguém, o luto e a saudade. Fruto de uma extensa pesquisa sobre o suicídio e suas abordagens pela imprensa, o livro tem o objetivo de mostrar que é possível falar sobre suicídio dentro do jornalismo e em outros espaços.

Com o objetivo de dar ainda mais visibilidade a uma questão de saúde pública, o livro conta com as fotografias dos cinco personagens que compõem a obra. Produzidas pelos fotógrafos Dudu Assunção e Bruna Castelo Branco, as imagens estarão expostas durante o evento de lançamento. O título custa R$ 36 e já está disponível para venda no site da Penalux.

Sobre a Penalux
Uma das propostas da Penalux é a de investir na publicação de novos autores, dando-lhes a possibilidade de publicar sem custos de edição. Comandada por Tonho França e Wilson Gorj, a editora trabalha com pequenas tiragens e conta com a publicação de autores de grande expressão e representatividade literárias. 

SERVIÇO


Lançamento do livro Sobre Viventes, de Laís Matos
Data: 26 de julho (quinta-feira) 
Horário: às 19h30
Local: Porto dos Livros
Endereço: Av. Sete de Setembro, 3564 - Barra
Valor: R$ 36 


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑