Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 23 de julho de 2018

Pesquisadores e jornalistas debatem branquitude na tv e racismo lusotropicaista na UFBA

O Centro de Estudos Afro-Orientais da Universidade Federal da Bahia (Ceao), no Largo 2 de Julho, Salvador, abriga na sexta-feira, 27/07, das 18h às 20h30, a mesa de debates “Branquitude e Televisão/Racistas São os Outros”.

O evento, gratuito e aberto ao público, reunirá jornalistas e pesquisadores de relações étnico-raciais em discussão sobre o estado da arte do racismo nos meios de comunicação, especialmente a TV, e no fomento aos estudos de raça, classe e gênero no Brasil.

Estarão na mesa Vania Dias - jornalista, feminista negra e mestre em Cultura e Sociedade pela UFBA e apresentadora do Soterópolis-TVE/BA; Lázaro Cunha, presidente da Fapesb (Fundação de Ampara à Pesquisa do Estado da Bahia) e diretor de projetos especiais do Instituto Cultural Steve Biko; e Ana Gualberto, assessoria técnica do Koinonia Presença Ecumênica e Serviço e pesquisadora feminista do Grupo de Estudos em Mídia e Etnicidades (Etnomidia) do Póscultura, com estudos sobre mulheres quilombolas do baixo-sul da Bahia.

Renísia Garcia, pesquisadora e coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade de Brasília (UnB) também deve compor a mesa (a confirmar), a ser coordenada pela mestranda do Programa Multidisciplinar em Estudos Étnicos e Africanos (Pós-Afro) da UFBA, Míria Alves Womble.

LANÇAMENTO DE LIVROS 

A atividade gira em torno do lançamento simultâneo de dois livros, que estarão à venda no local a preço médio de R$ 30,00. Os autores também participam da mesa. 
O primeiro livro, Branquitude & Televisão – a nova África (?) na TV pública, de autoria de Richard Santos, professor da Universidade Federal do Sul da Bahia, nacionalmente conhecido por Big Richard. Ele ajudou nos primeiros cinco anos a montar a TV Brasil, produzindo reportagens e apresentando o programa “Nova África”.
O segundo, Racistas São os Outros – contribuição ao debate lusotropicalista em África, Brasil e Portugal, traz textos sobre a temática escritos por dez autores nacionais de países do continente africano, portugueses e brasileiros. Foi organizado por Danila de Jesus, jornalista e doutoranda do Poscultura-UFBA, Maria Margarida Marques, coordenadora do doutoramento em Migrações da Universidade Nova de Lisboa, e Fernando Conceição, da Faculdade de Comunicação da UFBA.
Mais informações e agendamento de entrevistas pelos telefones/WhatsApp (75) 99230-0801 e (71) 98529-0722 (www.etnomidia.ufba.br).

O QUE: Mesa redonda sobre relações raciais e meios de comunicação
QUANDO: Sexta-feira, 27/07, das 18h às 20h30
ONDE: Ceao – Centro de Estudos Afro-Orientais, Largo 2 de Julho, Centro-Salvador
ENTRADA: De graça.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑