Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

7ª edição do Mesa Ao Vivo Brasília

Cooperativas da agricultura familiar apresentam produtos qualificados na 7ª edição do Mesa Ao Vivo Brasília
 
Cooperativas da agricultura familiar representam a Bahia na 7ª edição do Mesa Ao Vivo Brasília que acontece até esta quinta-feira (16), na capital do Distrito Federal, com o tema "O cerrado, o produtor familiar e o chef: em busca do elo perdido”.
 
O evento é uma espécie de “reality show” da gastronomia, que propõe a experiência da produção, com sessões de degustação, aulas e cozinhas montadas para a performance de chefs renomados.
 
O estande “Espaço Bahia” traz as cooperativas dos Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia (Coopalm), Mista dos Pequenos Produtores de Barra do Choça e Região (Cooperbac) e de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), com objetivo de servir como vitrine para divulgar produtos como palmito, café e banana chips.
 
A iniciativa, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio do projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), é uma das estratégias da secretaria de promover o acesso à mercado da agricultura familiar baiana.
 
De acordo com o assessor do Bahia Produtiva, Guilherme Martins, o objetivo da participação das cooperativas participaram desse evento é fazer com que os seus produtos se posicionem em mercados atraentes, para o consumidor e para alcançar influenciadores nesses mercados como chefs de cozinha e profissionais da gastronomia: “A ideia é fazer que haja essa interação não só da participação de cooperativas, mas de chefs baianos colocando produtos da agricultura familiar em seus pratos que são apresentados para uma plateia qualificada”.
 
Para o presidente da Coopalm, Saulo Fernades, o produto está “caindo” no gosto dos brasilienses: “Os visitantes estão gostando muito. Temos um produto diferenciado no mercado. Estamos muito felizes em participar de mais um evento como esse e poder mostrar a qualidade que tem a agricultura familiar do nosso estado”.
Na programação denominada ‘Mesa ao Vivo’, a Bahia também está representada pelo chef baiano Rafael Zacarias, premiado com o título de Melhor Hambúrguer do Brasil (Melhores do Ano Prazeres da Mesa 2017), que apresentou um prato com Filé de cabrito, da Cooperativa Agroindustrial de Pintadas; farofa de licuri, da Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes),  tomate confitado e o palmito de pupunha da Coopalm. 
 
Para Zacarias é importante mostrar o que pode ser feito com os produtos e esclarecer a origem deles: “A gente ainda observa a falta de conhecimento das pessoas sobre alguns produtos e esse evento também serve para abrir a cabeça do público para novas possibilidades de receitas. Cada um tem seu papel na cadeia produtiva, o produtor de produzir, a cooperativa de processar e distribuir e a gente de divulgar”.
 
 
Fotos: André Fófano

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑