Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Exercícios físicos são iimportantes para manter a saúde durante a gravidez


A gestação é um momento muito especial da vida da mulher. Afinal, tem coisa mais maravilhosa do que trazer uma nova vida ao mundo? Mas temos que admitir que a gravidez não é fácil. O corpo e a mente da mulher sofrem transformações radicais durante os nove meses de gestação. Além da ansiedade e do estresse com tantas coisas para pensar, o organismo sofre um verdadeiro “bombardeio hormonal” para preparar o corpo para acolher o feto. 

O peso a mais que as mulheres carregam, pode ocasionar dores lombares e problemas circulatórios. Os enjoos e indisposição são corriqueiros e a gestante pode até desenvolver o diabetes gestacional. “Por tudo isso, quem fica grávida não deve deixar de praticar exercícios, apesar do compreensível temor de fazer atividades físicas com um ser tão delicado se formando dentro do seu corpo. Por isso que antes de começar a se exercitar, deve haver uma conversa com o médico, ter os exames em dia para ter certeza que não tem nenhuma complicação que impeça a prática de atividades físicas, como hipertensão, placenta baixa ou sangramentos”, explica Guilherme Reis, coordenador geral da Rede Alpha Fitness. A escolha das atividades deve ser avaliada para as gestantes e algumas devem ser evitadas. Algumas sugestões mais comuns são Pilates, uma prática muito indicada, pois ela auxilia no fortalecimento muscular na região pélvica, importante para a hora do parto, melhora a distribuição do peso no corpo, alivia as dores lombares e dá mais força para as tarefas do dia-a-dia. 

A Yoga, por seus atributos de proporcionar maior equilíbrio, melhor postura e leveza, e ser um exercício tanto para o corpo quanto para a mente. As técnicas de respiração e relaxamento da Yoga podem ser muito úteis também na hora do parto. Apesar de ser considerada uma atividade de baixo impacto, como qualquer atividade física durante a gravidez, a Yoga deve ser praticada com a orientação de um especialista. E, o alongamento. Seja qual for a atividade física que a grávida escolher na gestação, ela deve estar acompanhada dos exercícios de alongamento. Eles são fundamentais para as gestantes, pois aumentam a flexibilidade e relaxam os músculos sobrecarregados pelas mudanças posturais na gravidez. Mas também devem ser feitos com cuidado, pois os ligamentos e articulações também são afetados pelas mudanças hormonais. “Vale lembrar que qualquer atividade, depois de liberada pelos médicos, precisa ser acompanhada de perto por profissionais de educação física, para assegurar a execução correta e tranquilizar as futuras mamães”, conclui o coordenador.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑