Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 9 de setembro de 2018

Testes rápidos para detecção de HIV durante Parada Gay



Participantes da Parada Gay poderão realizar testes rápidos para detecção de HIV neste domingo (09).

Posto de coleta funcionará ao lado do Teatro Castro Alves das 10 às 17 horas

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação Municipal de DST/Aids, realiza neste domingo (09), durante mais uma edição da Parada Gay, o Projeto Fique Sabendo, que incentiva a realização de testes rápidos para detecção do HIV. 

O posto de coleta funcionará na Travessa Corneta Lopes, Campo Grande, ao lado do Teatro Castro Alves, das 10 às 17 horas e o resultado do exame sai em até 30 minutos.

Os usuários com sorologia positiva contaram com o apoio e orientação dos aconselhadores, e serão acolhidos e encaminhados para uma das unidades de referência da rede municipal onde receberão todo o suporte necessário para o tratamento, inclusive, com a dispensação dos medicamentos retrovirais totalmente gratuitos.

Além do incentivo ao diagnóstico precoce, no local também serão distribuídos materiais educativos e camisinhas, o que pode colaborar com a interrupção da cadeia de transmissão dessa doença sexualmente transmissível. As ambulâncias do SAMU e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) dos bairros Barris e Brotas estarão de prontidão para atender possíveis situações de emergência.

Salvador é a 12ª cidade entre as capitais brasileiras em incidência do vírus. Para enfrentamento da Aids, a SMS ampliou de 33 no início de 2013, para 118 unidades em setembro de 2017, o número de unidades de saúde que realizam o teste rápido para detecção do HIV. Além disso, capacitou mais de 260 profissionais entre médicos e enfermeiros da atenção básica para a realização desses exames. 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑