Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 23 de outubro de 2018

16º Festival Internacional de Cinema Infantil acontece em Salvador

 
 16º Festival Internacional de Cinema Infantil acontece em Salvador de 26 de outubro a 04 de novembro no Cinemax Salvador Shopping.



A abertura oficial acontece no dia 27/10, às 10h30, com a  exibição especial da série animada, 100% baiana, “Tadinha”, criada por Ducca Rios e Ana Claudia Caldas.

Com cerca de 100 filmes de 26 países, o FICI apresenta longas como o chinês “Aventuras dos Brinquedos”, o brasileiro “Tito e os Pássaros” e o alemão “Meu Amigo é uma Girafa”, que terá sessões com dublagem ao vivo



Programação completa www.fici.com.br


Único festival de cinema dedicado ao público infanto-juvenil com abrangência nacional, o FICI - Festival Internacional de Cinema Infantil chega à sua 16ª edição e apresenta em Salvador cerca de 100 produções de um número recorde de países: 26 no total.



O festival reúne curtas, médias e longas-metragens, nacionais e internacionais, em sessões especiais, pré-estreias exclusivas com participações dos diretores, sessões de dublagens ao vivo, mostras especiais, exibições de filmes inéditos, debates, além das tradicionais sessões “O Pequeno Jornalista” e “O Pequeno Cientista”.



O FICI  terá ainda as sessões de curtas-metragens Anima Mundi para crianças, Pequenos que Nem Você, 8X Animação e curtas suíços, em parceria com o FIFF- Festival Internacional de Films de Fribourg.



Além do público geral, mais de 35 mil alunos da rede pública serão impactados pelo festival, através do projeto “A Tela Na Sala de Aula”. A expectativa total de público desta edição é de 75 mil pessoas.



Com direção de Carla Camurati e Carla Esmeralda, o FICI já reuniu em todas as suas edições mais de 1,6 milhão de crianças e exibiu mais de 950 produções, de 36 países. Em 2018 exibirá filmes dos mais diversos gêneros, formatos e temáticas, que compõem um rico panorama da cinematografia mundial. A programação concentra mais que o triplo dos lançamentos infanto-juvenis no Brasil e muitos filmes são inéditos, apresentados exclusivamente no festival.



Para Carla Camurati “o festival é um encontro saboroso do cinema com a pureza e a curiosidade das crianças, uma excelente oportunidade de questionar e refletir sobre temas atuais e importantes de forma lúdica e leve”.

Carla Esmeralda complementa: “Nestes 16 anos de FICI já colocamos milhões de crianças nos cinemas, estes números e a qualidade da programação nos estimulam a seguir em frente! As mídias mudaram, o mundo se tornou digital nestes 16 anos de FICI, mas ainda o que realmente interessa é a narrativa e como a criança entrega seus sentimentos para uma história. A arte de fruição de uma boa história é uma das mais lindas habilidades da criança, que entrega seus sentimentos para acompanhar com emoção cada ação da narrativa.”

O festival já passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói (RJ) e Aracaju (SE), e em Natal (RN) e Salvador (BA) acontece entre o dias 26 de outubro e 4 de novembro.



PROGRAMAÇÃO EM SALVADOR  - Exibição dos filmes da programação oficial do FICI e mais :



26 de Outubro – Sessão “O Pequeno Cientista” -  presença do cientista Luciano Alardo, convidado que, depois do filme, nas sessões de 10h30 e 14h30, conversa com as crianças sobre o filme “Fixies: Amigos Secretos”.

26 de Outubro – Sessão “O Pequeno Jornalista” - presença de um jornalista convidado por cidade que, depois do filme, conversa com as crianças, sobre como é fazer uma entrevista, uma matéria, uma crítica de cinema revelando os bastidores da profissão em uma divertida palestra. O filme exibido será “Aventura dos Brinquedos”.

26 de outubro – “Mostra Novos Jovens” - encontro marcado com estudantes pré-adolescentes para ver e discutir o cinema. Os debates acabam por levantar questionamentos e uma deliciosa e enriquecedora troca de ideias : sempre na Sala 2 com sessões às  10h30, com o filme “Aquela Canção”, às : 14h30 com o filme “Circo Shikke: o Mistério Místico”, às 16h com o filme “Eu Sou William”.

26 de outubro - Festival Internacional de Cinema Infantil Prêmio Brasil de Cinema – exibição de curtas-metragens de live-action, animação e Mostra Teen : sempre na  Sala 7 com sessões às 10h30, com “Histórias Animadas”, às 14h30 com “Histórias Curtas” e às 16h com a Mostra Teen.

26 de outubro – Sessão Acessibilidade - o filme exibido contém áudio-descrição, legenda e um interprete de libras proporcionando assim uma experiência completa para as crianças. Na Sala 1 , às 10h45, com o filme “Touro Ferdinando”.

ABERTURA OFICIAL

27 de outubro – a abertura oficial do FICI acontece às 10h30, nas salas 1 (3D), 6  (2D) e 8 (3D) com a  exibição especial da série animada, 100% baiana, “Tadinha”, criada por Ducca Rios e Ana Claudia Caldas. “Tadinha”é fruto da co-produção entre a Origem Produtora de Conteúdo e da Truq Cinema e Vídeo. A série foi produzida em 2016 com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual e do Fundo de Cultura da Bahia. Antes de se tornar série, “Tadinha” foi um curta premiado como melhor animação brasileira no FICI de 2011. Serão exibidos simultaneamente também filmes da programação oficial do FICI nas outras salas do cinema.



28 de outubro – exibição dos filmes da programação oficial do FICI



Dias 29,30,31 de outubro e 01 de novembro – Além da programação oficial do FICI, será realizada a programação especial “A Tela na Sala de Aula”, que atende a crianças de escolas públicas municipais e estaduais, projetos sociais, ONGs e escolas particulares. São exibidos filmes de diversas nacionalidades acompanhados de um caderno pedagógico para que as professoras, que também acompanham as sessões, possam realizar atividades em sala de aula após assistirem o filme.As sessões de “A Tela na Sala de Aula” serão realizadas às 10h30 e 14h30.  As escolas escolhem os filmes adequados para suas turmas e faz em um agendamento prévio com o produtor local de cada cidade.

02 de novembro – exibição dos filmes da programação oficial do FICI



03 de novembro – Além da exibição dos filmes da programação oficial do FICI, tem a sessão especial “Dublagem ao Vivo”, onde o filme exibido é dublado ao vivo por dois profissionais, um homem e uma mulher, que fazem as vozes dos personagens enquanto o filme passa na tela. A sessão vai acontecer na sala 2, na sessão das 16h30, com o filme “Meu Amigo é uma Girafa”.



04 de novembro – exibição dos filmes da programação oficial do FICI



PROGRAMAÇÃO PRÉ-ESTREIAS BRASILEIRAS E INTERNACIONAIS

O FICI promove os mais recentes lançamentos para crianças e adolescentes em sessões especiais. Em 2018 a pré-estreia internacional será do filme “Pé Pequeno, dos EUA e Amigos Alienígenas”, da Alemanha, Luxemburgo e Dinamarca e a  pré-estreia nacional será do filme “Tito e os Pássaros”

SESSÃO ACESSIBILIDADE

Pelo segundo ano consecutivo, o FICI apresentará a Sessão Acessibilidade. Nela é exibido um filme com audiodescrição, legenda descritiva e LIBRAS, que este ano será “O Touro Ferdinando”, indicado para crianças de mais de 4 anos), do diretor brasileiro Carlos Saldanha, que concorreu ao Oscar™ de melhor longa-metragem de animação em 2018. Além disso, o festival tem o orgulho de inaugurar o seu Prêmio Acessibilidade, em parceria com a ETC Filmes, empresa que cederá três pacotes de audiodescrição, LIBRAS e legenda descritiva aos curtas-metragens brasileiros vencedores do FICI 2018.



PROGRAMA INTERNACIONAL

Anualmente o FICI seleciona de três a sete filmes, alguns dublados exclusivamente para o festival e outros exibidos em sessões com dublagem ao vivo. O FICI também exibe sessões de filmes de curta duração, como a “Pequenos que nem você”, apropriada para crianças em idade pré-escolar. Nesta edição serão exibidos os longa-metragem :

 “A Raposa Má”, animação francesa vencedora do César™ 2018 de melhor longa-metragem de animação em 2018)

“Aventuras dos Brinquedos”, animação chinesa.

Kiwi e Strit, série dinamarquesa pré-escolar.

DUBLAGEM AO VIVO

Além das exibições de conteúdos inéditos no Brasil, em Salvador um longa será dublado por profissionais simultaneamente às projeções. Para a edição 2018 foi selecionada a produção “Meu Amigo é uma Girafa” (Alemanha). Os dubladores baianos serão os atores Daniel Calibam e Milena Pitombo.

SESSÃO PANORAMA BRASIL

Os filmes brasileiros selecionados para esta edição são : “A Tropa de Trapo na Selva do Arco-Íris”, “Gaby Estrella”, “Os Under Undergrounds”,”O Começo” e “Sobre Rodas”.

SESSÕES RETROSPECTIVAS

Os filmes recém-lançados em circuito também voltam às telas de cinema no programa “Se Você Ainda Não Viu”. Para este programa em 2018 foram selecionados os filmes: “Os Incríveis 2” e “Os Jovens Titãs em Ação!”

SESSÕES COM DEBATE:

O PEQUENO JORNALISTA – Um jornalista convidado pelo festival participa de um debate junto às crianças explicando como é o seu trabalho ao fazer uma crítica, matéria ou entrevista. Este ano o filme analisado em cada cidade que o FICI passar será a animação chinesa “Aventuras dos Brinquedos”, um dos destaques da programação do FICI 2018.

O PEQUENO CIENTISTA – Um cientista convidado assiste e debate com as crianças um filme sobre um tema científico especialmente escolhido pela curadoria do festival. Nesta edição é a animação russa inédita no Brasil “Fixies: Amigos Secretos”, que trata do tema nanotecnologia.

MOSTRA NOVOS JOVENS - Filmes dedicados a pré-adolescentes a partir de 12 anos, todos inéditos, seguidos de debate com a coordenadora pedagógica do festival e convidados. Nesta edição serão exibidos os filmes: “Aquela Canção”, “Eu sou William” e “Circo Sikkie – O Mistério Místico”.

A TELA NA SALA DE AULA -  Durante os dias de semana do festival os alunos de escolas públicas têm entrada gratuita no projeto social “A Tela na Sala de Aula”. Muitas destas crianças que participam nunca foram ao cinema na vida e tem agora a primeira oportunidade. Para cada filme é desenvolvido um projeto pedagógico, disponível gratuitamente no site do festival, com atividades criadas a partir dos parâmetros curriculares do Ministério da Educação. Cerca de 900 mil alunos e professores já participaram deste projeto desde a sua criação.

LONGAS-METRAGENS EM DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO DO FICI 2018:



A Raposa Má, direção de Benjamin Renner e Patrick Imbert. França, 2017. Aqueles que pensam que o campo é um lugar calmo e tranquilo se enganam, lá há animais particularmente agitados, uma raposa que pensa ser uma galinha, um coelho que se faz de cegonha e um pato que quer substituir o Papai Noel. Se quiserem tirar férias, mudem de caminho!



Kiwi e Strit, direção de Esben Toft Jacobsen, Dinamarca, 2017. Kiwi e Strit são pequenas criaturas engraçadas e peludas. Os dois são muito diferentes - Kiwi é amarelo e calmo e Strit é roxo e muito agitado. Quando cada um faz do seu jeito, tudo pode acontecer, mas o resultado é sempre muito divertido.



Aventuras dos Brinquedos, direção de Gary Wang, 2017. Nathan é um boneco de chá. Os bonecos de chá são pequenos brinquedos dos bebedores de chá. Feitos em porcelana, eles mudam de cor em contato com a água quente. Mas Nathan nunca muda de cor e quer descobrir por que é diferente. O encontro com aquele pequeno robô pode ser a oportunidade que ele esperava, além de uma grande aventura,



Meu Amigo é uma Girafa, direção de Barbara Bredero, Alemanha, 2017. Patterson e Raff são muito amigos. Eles nasceram no mesmo dia e cresceram juntos. Seriam inseparáveis, não fosse pelo fato de Raff ser uma girafa e Petterson um menino que tem que ir para a escola. A separação é terrível, mas um verdadeiro amigo sempre tenta resolver os conflitos e é por isso que Petterson tenta aquele plano muito louco.



Superhamster, direção de Joona Tena, Finlândia, 2018. É um pássaro? Um avião? Não, é Emilia! Uma menina absolutamente normal que um dia é mordida por um hamster e adquire superpoderes. Agora, a Emília/ Superhamster é capaz de voar e resolver muitos problemas. O primeiro grande desafio é descobrir e solucionar o mistério dos arenques revoltados, que saíram totalmente de controle devido ao envenenamento da água do Mar Báltico. Conseguirá a nossa heroína cumprir esta pe rigosa missão?



Fixies: Amigos Secretos, direção de Vasiko Bedoshvili, Andrey Kolpin e Ivan Pshonkin, 2017. Aquelas pequenas criaturas vivem secretamente dentro de máquinas e dispositivos, garantindo o seu bom funcionamento e consertando-os quando necessário. Um dia, um dos consertadores é energizado e a coisa sai de controle, pois ele passa a destruir em vez de consertar e quer revelar o segredo para o mundo.A solução está nas mãos do professor Eugenius e do menino Tom Tomas, os dois únicos seres humanos no mundo sabem da sua existência.



Tito e os Pássaros, direção de Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar, André Catoto, Brasil, 2017. Tito é um menino tímido de 10 anos que vive com a sua mãe. De repente, uma estranha epidemia começa a se espalhar, fazendo com que pessoas fiquem doentes quando se assustam. Tito rapidamente descobre que a cura está relacionada à pesquisa feita por seu pai ausente sobre o canto dos pássaros. Ele embarca numa jornada com seus amigos para salvar o mundo da epidemia. A busca de Tito pelo antídoto se torna uma jornada para encontrar seu pai ausente e sua própria identidade.



Amigos Alienígenas, direção de Wolfgang Lauenstein e Christoph, Alemanha, Luxemburgo, Dinamarca, 2017. Metade órfão e com um pai ufologista, obcecado em provar que o mundo alienígena existe, Léo, de 12 anos, não tem uma vida fácil e definitivamente não é normal. Como ninguém acredita em seu pai, nem mesmo ele, é uma grande surpresa quando um dia três aliens pousam bem em sua frente.



Pépequeno, direção de Karey Kirkpatrick, Estados Unidos, 2018. Uma aventura de animação para todas as idades, com música original e um elenco de estrelas, PéPequeno vira a lenda do Pé Grande de cabeça para baixo quando um jovem e genial Yeti encontra algo que ele achava que não existia – um humano. A revelação deste “PéPequeno” traz preocupação à comunidade dos Yetis sobre o que pode existir além de seu pequeno vilarejo nas neves em uma nova e divertida história sobre amizade, coragem e a alegria da descoberta.



O Touro Ferdinando, direção de Carlos Saldanha, Estados Unidos, 2017. Conta a história de um touro gigante com um grande coração. Depois de ser confundido com um animal perigoso, ele é capturado e arrancado de sua casa. Determinado a voltar para sua família, ele se une a uma equipe desajustada na aventura final. Situado na Espanha, Ferdinando prova que você não pode julgar ninguém pela sua aparência.



Os Incríveis 2, direção de Brad Bird, Estados Unidos, 2017. A família de heróis favorita de todo mundo está de volta. Mas desta vez Helena está em destaque, deixando Beto em casa com Violeta e Flecha praticando o heroísmo do dia-a-dia. É uma transição difícil para todos, que fica ainda pior porque a família não conhece os superpoderes do bebê Zezé. Quando um novo vilão traça um plano brilhante e perigoso, a família Incrível e seu amigo Gelado devem encontrar uma maneira de trabalhar juntos novamente - o que é mais fácil dizer do que fazer.

OS NÚMEROS DO FICI

Já reuniu + de 1,6 milhão de crianças

Já exibiu + de 950 filmes de 36 países

O FICI EM 2018

Exibirá + de 100 filmes

+ de 80.000 pessoas como expectativa de público

+ de 35.000 alunos da rede pública no projeto A Tela na Sala de Aula

*Seis cidades (São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói, Aracaju, Salvador e Natal)

*Oito cinemas da rede Cinemark ocupados e o CineSesc de São Paulo


SERVIÇO FICI 2018:

BA - Salvador - 26/10 a 4/11

CINEMARK SALVADOR SHOPPING

Av. Tancredo Neves, 3133 - Loja 301 - Caminho das Árvores, Salvador - BA

Website: www.fici.com.br

Material para imprensa: https://drive.google.com/drive/folders/1IlRIe77OHSpHlWriy7xm0A4YgNYZ5UUI

Trailer FICI SP: https://youtu.be/87E-HT4LTjg

Making of FICI 2017: https://youtu.be/jTi0gIWXf7o

Link com imagens de bastidores e sessões: https://we.tl/t-neFH1Bv69T

Instagram: @ficioficial




0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑