Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Gentileza Gera Gentileza: projeto lançado hoje pelo Cedeba

Marcando a abertura das comemorações da semana do servidor no Cedeba, foi lançado na manhã de hoje o Projeto “Gentileza Gera Gentileza”, ideia da médica e terapeuta Graça Machado, há cerca de quatro anos. Depois, a proposta avançou com o Sistema integrado de Ações de Saúde do Trabalhador (SIAST), serviço por ela liderado, e o Núcleo de Gestão do Trabalho Educação na Saúde (NUGETS). No lançamento, os servidores ao chegarem à unidade encontraram cartazes com mensagens sobre a gentileza e cartões sobre próximo ao local do ponto. A sugestão era para pegar um cartão e escrever mensagem a um colega.

Vestindo camisetas com o tema do projeto, que traz muitas flores, símbolo da delicadeza, servidores percorreram todos os setores do Cedeba, cantando ao som do violão tocado por Cleobson Dias Pereira Júnior, a paródia da música Asa Branca, que destaca a importância da gentileza: “Logo cedo, ao acordar/Quando abro a janela/Eu agradeço à natureza/E vejo a vida ficar mais bela. Minha mãe sempre falou/E eu cuidei de aprender/Que a gentileza é uma virtude/Que nos ajuda a melhor viver... Trate bem a todo mundo/Sem nenhuma distinção/agradecer, pedir licença/Muito obrigado, de coração/Fim de tarde, ao regressar/Para casa bem cansado/Vai constatar que a gentileza/Sempre nos faz um bem danado”.


USUÁRIOS APLAUDEM

A cada ala que o grupo parava para cantar, servidores e usuários observavam com atenção, tentavam cantar, mas no final batiam palmas e manifestavam satisfação com a iniciativa do projeto Gentileza Gera Gentileza, que pretende despertar nos servidores sentimentos de gentileza, respeito e solidariedade e construir conjuntamente um tratado de gentileza no trabalho, buscando melhor convivência e abrangendo o olhar para os pacientes.

Depois da música, na sala de reuniões a médica Graça Machado explicou a origem do projeto, enquanto a psicóloga Viviane Oliveira, do Siast, fez apresentação da proposta, mostrando que a iniciativa continua com várias atividades: filmes seguidos de discussão e oficinas.

No lançamento, os colaboradores responderam um questionário sobre gentileza, cujo resultado será avaliado e divulgado. Durante o projeto, quando será construído um tratado de gentileza para a unidade, o sentimento tão importante, que segundo estudos pode melhorar a saúde e reduzir a depressão, será constantemente avaliado.

Durante a reunião com os servidores, Viviane Oliveira fez uma dinâmica, com várias imagens de pessoas sendo ajudadas e pediu aos servidores que escolhessem a foto e justificassem. Situações de pessoas com deficiência física sendo ajudadas, criança empurrando cadeira de roda de outra criança e muitas outras situações porque solidariedade é gentileza. 

As atividades foram encerradas com um momento de meditação conduzida pela médica Graça Machado e muitos vivas à gentileza, com os colaboradores repetindo em voz alta o tema do projeto: “Gentileza Gera Gentileza”.

Ascom do Cedeba


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑