Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 21 de outubro de 2018

Moradores de Iaçu vão realizar mutirão de limpeza do Paraguaçu nesta segunda (22)

 Fenômeno das baronesas toma conta do rio e preocupa comunidade

Na próxima segunda-feira (22), moradores da cidade de Iaçu irão realizar um mutirão de limpeza no leito do Rio Paraguaçu no trecho que fica sob a ponte que liga a cidade á Itaberaba. O rio sofre do problema ambiental com excesso de baronesas, o que é considerado um alerta para a poluição.

A planta, que também é conhecida por aguapé e rainha-dos-lagos, se alimenta da matéria orgânica dos esgotos despejados nas águas e ajudam a filtrar as impurezas que chegam ao rio. Porém, quando morrem, o efeito contrário acontece e aparecem em excesso, como no caso da região de Iaçu, causando diversos transtornos como mau cheiro.



Rio Paraguaçu em Iaçu

Os problemas que afetam o Rio Paraguaçu têm como principais causas o excesso de esgotos sem tratamento e dejetos despejados diretamente no manancial, além do uso excessivo das águas pelas indústrias, irrigação da fruticultura em larga escala e o uso de agrotóxicos, que impactam diretamente sobre a vida do rio.

Após intensas discussões sobre os problemas que ameaçam o mais importante rio baiano, dezenas de lideranças populares, professores, estudantes, pescadores e ambientalistas decidiram, na última quinta (18) na Câmara de Vereadores da cidade, realizar como medida de urgência um mutirão para retirada das baronesas das águas do Paraguaçu.
145252-600x256.png

Moradores, líderes comunitários, pescadores e ambientalistas reunidos

Diversos moradores de Iaçu e instituições privadas apoiam o Mutirão, cedendo uso de barco a motor, caçambas e retroescavadeiras para a retirada das plantas. O mutirão, com hora prevista para as 8h, é a primeira ação da comunidade para a revitalização do Rio Paraguaçu. Mas outros projetos estão previstos, entre eles a educação ambiental dos moradores.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑