Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 13 de outubro de 2018

Prefeitura de Cairu organiza centenária Festa dos Caretas de Cairu

Programação conta com alvorada, casamento e concurso de fantasia

Para manter uma tradição centenária, a Prefeitura de Cairu, através da Secretaria Municipal de Cultura organiza a programação da Festa dos Caretas, símbolo da cultura da cidade histórica. O auge da celebração acontece neste domingo (14) e segunda (15) com a Alvorada Festiva dos Caretas, o Casamento dos Caretas e o Concurso da Fantasia Mais Criativa. O grupo desfila pelas ruas e se confunde com a comunidade que acompanha os cortejos. O evento faz parte também da Festa de Nossa Senhora do Rosário, padroeira da cidade.



O ponto forte é o envolvimento dos moradores, que todo ano fazem o festejo acontecer e mantêm viva a tradição. “A Festa dos Caretas de Cairu é um legado que os antigos escravos deixaram para a cidade. Não é um evento montado, é uma tradição que é mantida há mais de 100 anos”, destaca a secretaria municipal de cultura de Cairu Graça Peleteiro.



A Alvorada Festiva dos Caretas sai no domingo, às 5h, da frente da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário e percorre as ruas da cidade. O som dos fogos anuncia o início do cortejo e convida as casas para acompanharem a passagem dos caretas. O grupo é formado por homens e mulheres de várias idades moradores de Cairu. Eles se vestem com o traje tradicional, que tem um macacão com estampas coloridas, e na cabeça a máscara característica.



No dia seguinte, o grupo volta às ruas para o Casamento das Caretas. A concentração começa às 14h na Rua das Cajazeiras. Noivos, noivas, juízes, testemunhas, padres e tudo mais que um casamento tem direito estarão presentes. Junto com grupo sai a Sociedade Filarmônica Centro Popular Cairuense, banda também centenária que participa todos os anos da festa.



A Secretaria Municipal de Cultura também incluiu na programação de segunda-feira o Concurso da Fantasia Mais Criativa. “A comunidade sempre esteve presente no Casamento dos Caretas, mas a intenção do concurso de fantasias é estimular o surgimento de novas fantasias e máscaras”, conta a secretária.



0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑