Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 27 de outubro de 2018

Dia Nacional da Saúde Bucal

A Ford concedeu hoje (25), data em que se comemora o Dia Nacional do Cirurgião-dentista, considerado também o Dia Nacional da Saúde Bucal, mais um certificado de saúde bucal Cárie Zero, reconhecimento simbólico que atesta a passagem do Odontomóvel por entidades de ensino. Desta vez, o consultório-móvel odontológico promoveu ações preventivas e educativas  para os alunos do Centro Educacional Gisella Tygel, em Candeias (BA), onde foram atendidos 574 alunos e realizados 3.454 procedimentos clínicos. 

A  escola é a segunda a receber o certificado desde 2016, quando foi iniciado o Programa Odontomóvel na cidade. Este projeto social da Ford é executado pelo Sesi, com o apoio das secretarias de Educação e de Saúde do município de Candeias. O atendimento foi feito na unidade montada sobre um caminhão Ford F-350, que conta com a estrutura completa de um consultório odontológico para os estudantes de 2 a 15 anos das escolas da região.
Arthur Cesar de Souza Teixeira, 9 anos, foi um dos estudantes beneficiados. A mãe dele, Adriana Quécia, ressaltou a importância do programa para a saúde de seu filho. “Ele nunca tinha ido ao dentista antes, queixava-se de algumas cáries, mas não tínhamos condições financeiras para bancar o tratamento. Fomos surpreendidos positivamente pelos serviços do Odontomóvel”, disse. Ela elogiou a dentista, afirmando que foi muito cuidadosa e tirou várias dúvidas, dando instruções de como fazer a escovação corretamente. “O projeto do Odontomóvel foi um dos mais importantes já realizados aqui, tanto para a escola como para a comunidade. 

As crianças esperavam ansiosas pelo atendimento. Foram acolhidas com muito carinho pelas dentistas e suas auxiliares”, elogiou Adeilza Costa, diretora do Centro Educacional Gisella Tygel. “Os pais deixaram claro o quanto esse projeto modificou a vida de seus filhos. Essa é uma comunidade carente e o acesso a tratamento dentário é muito difícil. Só temos a agradecer”, reforçou.

“É muito simbólica a entrega do certificado Cárie Zero nesta data em que se comemora o Dia Nacional do Cirurgião-dentista, considerado também o Dia Nacional da Saúde Bucal. Uma pesquisa indica que 16 milhões de brasileiros vivem sem nenhum dente e esse é um fator que prejudica muito a qualidade de vida. Por isso a importância das ações realizadas pelo Programa Odontomóvel”, enfatizou Roberta Madke, gerente de Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social da Ford América do Sul. 

O estudo “Percepções Latino-americanas sobre Perda de Dentes e Autoconfiança” foi feito pela Edelman Insights, com dados do IBGE e Ibope, e revela ainda que, para 32% dos entrevistados, a perda de dentes os impede de ter um estilo de vida saudável e ativo.
Além da prevenção, o Programa Odontomóvel busca mobilizar, capacitar, conscientizar e propor uma mudança de atitude nas pessoas, sejam alunos, pais ou professores, em relação à saúde bucal. No Brasil são três unidades em funcionamento, sendo duas na Bahia – em Camaçari e Candeias - e outra no Ceará, em Horizonte. 

Até o momento, desde 2011, o Programa já atendeu 24.052 alunos e realizou 62.294 procedimentos clínicos. Assim como este, outros programas de responsabilidade social da Ford no Brasil são realizados em parceria com o Ford Fund - braço filantrópico da Ford Motor Company. Há mais de 65 anos, o Ford Fund trabalha para melhorar a vida das pessoas e fazer do mundo um lugar melhor, investindo em programas inovadores e concentrando esforços em vida comunitária, educação e direção segura.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑