Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Temporada de cruzeiros em Salvador começa nesta quinta (25)

Começa a temporada de cruzeiros em Salvador, com a chegada do Navio Aidaaura, nesta quinta-feira (25). Com capacidade para 1266 passageiros, a embarcação vem de Cabo Verde, chega à capital baiana às 7h30, e segue para o Rio de Janeiro às 19h. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) estima que a capital baiana receba, até 21 de abril do próximo ano, 163.117 passageiros distribuídos em 49 navios. As embarcações saem de cidades como Recife, Búzios, Maceió, Rio de Janeiro, Fortaleza, Santos, Ilhéus, Cabo Frio e Tenerife – esta última na Espanha.

A novidade este ano é a vinda do MSC Seaview, o maior dos navios. Ele comporta 5.210 passageiros e chega à cidade no dia 2 de dezembro. Ainda segundo a Secult, esses visitantes de algumas horas, chamados de "excursionistas", costumam visitar locais próximos ao Terminal Marítimo de Passageiros, como Mercado Modelo, Elevador Lacerda, igrejas do Centro Histórico e Pelourinho.

Para o secretário da Secult, Cláudio Tinoco, a expectativa é alta, já que o Centro Histórico passou por algumas requalificações nos últimos meses. “Para essa temporada, nós esperamos uma experiência ainda melhor. Há equipamentos como a Casa do Carnaval, que está em um dos roteiros de acesso pelo Centro Histórico, a partir do Porto, e a reforma do Terreiro de Jesus, que deve ser concluída em janeiro, dentre outras intervenções que vão melhorar ainda mais essa experiência, ", afirmou.

A visita rápida, de algumas horas, funciona também como um incentivo para que esses excursionistas voltem a Salvador em uma outra oportunidade, permitindo uma experiência turística mais duradoura e, portanto, mais vantajosa à cadeia produtiva do segmento. “A nossa intenção é fidelizar esse turista pra que ele possa voltar à cidade em uma outra oportunidade, e aí, sim, passar mais dias e conhecer melhor a capital", completou Tinoco.

Fluxo turístico - O setor turístico da capital baiana está colhendo os frutos semeados a partir dos investimentos sociais e estruturais realizados pela gestão municipal nos últimos cinco anos. A Secult prevê um crescimento de 11% no fluxo turístico da cidade durante a chamada alta estação, entre dezembro deste ano e fevereiro de 2019, se comparado ao mesmo período do ano passado.

No período, a capital baiana deve receber cerca de 2,6 milhões de visitantes, contra 2,3 milhões registrados no ano passado. A estimativa é que também haja um crescimento de 10% no número de visitantes durante o Réveillon. Se, em 2017, 430 mil turistas participaram do Festival Virada Salvador, a previsão para este ano é de 473 mil visitantes curtindo a festa.




0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑