Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 6 de outubro de 2018

Tripulação do Sistema Ferry-Boat realiza treinamento de resgate no mar

D4ª etapa com simulação de resgate de homem ao mar; a ação é realizada anualmente.  

O Sistema Ferry-Boat atende, em média, 5,5 milhões de viajantes, por ano. Para atender a grande demanda, além de realizar manutenção das embarcações regularmente, mantendo-as seguras para as 38 travessias diárias, usar tecnologia e sistemas para agilizar o atendimento, o treinamento da tripulação é fundamental para a segurança na prestação do serviço à população baiana e aos turistas.  

O treinamento de resgate de homem ao mar é um procedimento normativo, exigido pela Autoridade Marítima Brasileira, realizado anualmente pela administração do sistema Ferry-Boat, a Internacional Travessias Salvador (ITS). A 4ª edição deste ano ocorreu no dia 4 de outubro, pela manhã, no Terminal São Joaquim.  O módulo conta com conteúdo teórico e prático, incluindo a simulação de um resgate.

Ministrado por Comandantes Mestres de Cabotagem da ITS, habilitados pela Marinha do Brasil, participam deste ciclo de treinamento todos os 183 tripulantes que operam as embarcações do Sistema Ferry-Boat, nas funções de Comandante, Imediato, Marinheiro de Convés e também de Máquinas, Chefes de Máquinas, além de colaboradores de apoio em terra envolvidos com a operação no mar.

De acordo com André Otero, gerente de operações da ITS, em caso de necessidade de resgate durante as travessias, toda tripulação é treinada a agir de acordo com o protocolo e toda a conduta é coordenada pelo Comandante da embarcação. “A ação passa pela parada e manobra do ferry, acionamento da Capitania dos Portos da Bahia, do controle de operações da empresa e do SAMU, entre outros. Toda tomada de decisão passa pelo Comandante, a fim de que o resgate ocorra sem intercorrências extras”, alerta Otero.

Através do serviço interno de sonorização da embarcação, o Comandante informa aos passageiros a ocorrência e início do resgate, buscando evitar pânico e tumultos. O gestor também ressalta que é muito importante que os passageiros sigam as orientações da tripulação e não tomem iniciativas, visto que isto pode comprometer a segurança do náufrago, e evita a chance de haver novo incidente.

Outras modalidades de treinamento também são realizadas pela administradora do sistema Ferry-Boat como: atuação em espaço confinado; combate a incêndio, prevenção de acidentes; primeiros-socorros, entre outros.



0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑