Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 20 de novembro de 2018

Obras viárias em Stella Maris avançam em ritmo acelerado

O prazo de conclusão das obras de requalificação viária no bairro de Stella Maris foi reduzido pela metade, graças ao aumento de produção e duplicação da equipe que atua no local. O anúncio foi feito pelo secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Almir Melo, durante vistoria realizada nesta terça-feira (13), acompanhado do secretário de Manutenção (Seman), Virgílio Daltro. Com isso, a entrega da intervenção, que estava prevista para fevereiro, deverá ocorrer em dezembro, conforme propôs o prefeito ACM Neto durante assinatura da ordem de serviço, no último dia 27.

Ao todo, 90% da terraplanagem da obra já foi realizada e 70% do meio-fio já foi implantado. Os componentes da via, como base, sub-base e asfalto foram reciclados, o que proporcionou economia e sustentabilidade. “Trabalhamos com o número máximo de pessoas e equipamentos e o resultado foi essa antecipação. A obra trará grandes benefícios, visto que o engarrafamento na região reflete até o Bairro da Paz, no sentido Aeroporto, principalmente em horário de pico, fins de semana e verão”, disse Melo.

A construção da nova Avenida Alameda Praia do Flamengo, que vai passar a ligar a Paralela à Orla, desafogando o fluxo da Alameda Dilson Jatahy Fonseca, vai trazer melhoria para toda a cidade. Isso porque deve acabar com a retenção de tráfego nas avenidas Luís Viana Filho (Paralela), Carybé e Dorival Caymmi, proporcionando melhoria para a mobilidade e qualidade de vida a quem trafega pela região. Segundo a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), o congestionamento de cerca de 3km existente entre o Bairro da Paz e a entrada de Stella Maris vai deixar de existir, após a intervenção.

Diariamente, cerca de 25 mil veículos passam pela Alameda Dilson Jatahy Fonseca – também conhecida como Alameda da Praia. A via terá sentido único em direção à Paralela. Já a Alameda Praia do Flamengo, que também hoje é mão dupla, terá sentido único para a orla após as intervenções. Com 10,5m de largura e duas faixas nos cerca de 3,2km de extensão, a via terá o dobro da capacidade de tráfego, ganhando inclusive ciclofaixa e estacionamento com 1.108 vagas após as obras.

O projeto das mudanças viárias foi elaborado pela Transalvador e as obras de infraestrutura estão sendo executadas pela empresa Campbell, sob coordenação da Superintendência de Obras Públicas (Sucop), autarquia vinculada à Seinfra. Além da pavimentação da avenida, as melhorias contemplam iluminação em LED, sistema de drenagem e construção de 11,7km de passeios com piso tátil.

Outras melhorias – Um contrato de financiamento com o Banco Mundial, através do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), vai permitir a requalificação do trecho de Orla Stella Maris/Praia do Flamengo e Ipitanga. Os recursos já estão assegurados e, em breve, as intervenções terão início.

Também está prevista a realização da segunda etapa da requalificação da Orla de Itapuã – ação em fase de captação de recursos. No Conjunto Marissol, em Ipitanga, já foi implantada nova iluminação, limpeza e pavimentação de algumas vias.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑