Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

12ª horta escolar em Amaralina

Mudas de alface, cebolinha, alecrim, manjericão, batata doce, tomate, pimenta, boldo, hortelã e orégano passam a ocupar 24m² de área da Escola Polivalente de Amaralina, no Nordeste de Amaralina, e o melhor: serão cuidadas pelos próprios alunos. A 12ª horta escolar foi entregue na manhã desta segunda-feira (3) pela Prefeitura, por meio da Secretaria Cidade Sustentável e Inovação (Secis).
 
Todo alimento colhido servirá para incrementar a merenda escolar da unidade de ensino, além de possibilitar o contato dos alunos com o meio ambiente. Para a diretora da instituição, Maria Conceição Ferreira, a horta escolar é um projeto integrador. “Essa horta proporciona aos alunos uma alimentação mais saudável, o cuidado com a natureza, além da oportunidade de praticarem os conteúdos trabalhados em sala. É uma série de conhecimentos que eles poderão levar para vida”.
 
“É uma forma de conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente e com a própria alimentação. A horta escolar, além de ajudar na educação ambiental dos alunos, permite o acesso a alimentos frescos e sem agrotóxicos”, afirma o coordenador de Hortas Urbanas, Escolares e Pomares, Magno Braga.
 
Enquanto limpava as mãos sujas de terra, João Vitor Ferreira, de 14 anos, aluno do 1º ano do Ensino Médio, contou como foi a experiência com a horta. “Ter esse momento é bom para praticar o que a gente aprende na sala, além de poder cuidar do que vamos ingerir. É muito interessante”, pontua.
 
“É muito importante termos esse contato com a horta porque, além de aprendermos mais sobre o cultivo desses alimentos, podemos cuidar da nossa própria alimentação. É uma aula, só que de forma mais divertida”, declara a colega de sala Maísa Santana, de 16 anos, que tinha acabado de plantar uma muda de alface.
 
Conceito – Apoiado pela Secis desde 2016, o projeto vem reforçar a necessidade e importância da participação da população para a construção de uma cidade melhor, cumprindo um papel social e ambiental. As outras hortas estão implantadas em escolas municipais como Fernando Presídio, em Paripe; Arlete Magalhães, em Castelo Branco; do Bairro da Paz, no bairro de mesmo nome; Bosque das Bromélias, no Jardim das Margaridas; Beatriz de Farias, na Boca da Mata; Clemilda Andrade, em Brotas; e Associação Criança e Família, no Rio Sena.
 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑