Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 6 de janeiro de 2019

Grupo Patuscada abre a programação de 2019 do Segundas do Chorinho

Dando início a programação de Ano Novo, no dia 07 de janeiro de 2019, o Projeto 'Segundas do Chorinho - ano 7' convida o renomado Grupo Patuscada, que tem como integrantes a flautista Elisa Goritzky, o violonista sete cordas Rocho, o cavaquinista Dudu Reis e o pandeirista Sebastian Notini. O Projeto aproveita para convidar os amigos chorões a participar desta primeira roda de choro na Varanda do Sesi Rio Vermelho, onde juntos apresentem o melhor do chorinho e da música popular brasileira.
O Segundas do Chorinho  tem data, hora e local fixos. Acontece em todas as segundas-feiras do ano, às 20h, na Varanda do SESI Rio Vermelho, quando apresenta grupos e artistas que trabalham com o Chorinho. Uma verdadeira Vitrine do Choro na Bahia, com vários grupos convidados, tendo o formato de um convidado a cada semana, numa parceria Hessel Produções, Siri Produções, Comida de Varanda e Teatro SESI Rio Vermelho / FIEB.

O couvert artístico custa R$ 20,00.

Surgido em meados do século XIX a partir do encontro de danças europeias com manifestações culturais existentes no Brasil daquela época, o Choro se consolida como gênero musical no começo do século XX, é, assim, um dos gêneros instrumentais brasileiros mais antigos, e ainda em franco desenvolvimento.
Novos compositores de Choro surgem em todo o País, criam-se escolas e clubes de Choro em toda a parte, e um número cada vez mais significativo de grupos jovens marca presença no cenário musical do País, cuja exuberância nos leva a crer ainda em evolução ampla e renovada deste gênero tão representativo da Cultura Brasileira.
Formado por músicos experientes, que já atuam no cenário do choro há muitos anos, o Patuscada surgiu em meados do ano de 2015 em Salvador. No mesmo ano o Patuscada foi contemplado com o Edital Arte em Toda Parte, da Fundação Gregório de Mattos, se apresentando em 2016 em coretos da cidade de Salvador e também teve o apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), para promover workshops e apresentações em Feira de Santana e em Serrinha. Em 2016 ficou entre os 10 finalistas do concurso Samsung E-Festival, na categoria “música instrumental”, com a música “Apanhou? Então chore” do cavaquinista Dudu Reis, integrante do grupo.
Cada um dos componentes traz experiências tanto de âmbito nacional como internacional, o que permite uma troca grande de informações e idéias musicais, que têm contribuído para a inspiração de novos elementos em seus arranjos e interpretações. A presente proposta do Patuscada é apresentar choros em arranjos diferenciados, com influências de ritmos variados, dando uma abordagem contemporânea a este tão importante gênero musical instrumental brasileiro.

Em maio de 2018, o grupo gravou seu primeiro CD, todo com músicas autorais, realizando nos meses seguintes uma turnê na Alemanha, onde teve a oportunidade de lançar o disco, tendo tocado no International Musik Festival Sommerprossen Rottweil, dentre outros locais.

Serviço:
O que: Projeto 'Segundas do Chorinho - ano 7'
Quando: sempre as segundas-feiras de 2019
Horário: a partir das 20 horas
Dia 07/01/2019: Grupo Patuscada & Convidados
Couvert: R$20,00
Onde: Varanda do SESI Rio Vermelho
Endereço: Rua Borges dos Reis, 09 - Rio Vermelho.
Realização: Hessel Produções, Siri Produções, Comida de Varanda e Teatro SESI Rio Vermelho / FIEB. 
Maiores Informações: Tel.: (71) 9.9160-9140.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑