Translate

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc
Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Governo apoia ações no Carnaval de Maragojipe

Com o apoio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), autarquia vinculada à Secretaria de Cultura da Bahia (Secult), que desde 2009 registrou a folia da cidade do recôncavo baiano como patrimônio imaterial, serão desenvolvidos os seguintes projetos: Difusão e Manutenção da Cultura do Carnaval de Maragojipe, realizado pela Associação dos Músicos, Mascarados e Bandas Musicais da Bahia (Amma); e Valorização e Difusão dos Grupos Artísticos e Culturais do Carnaval de Maragojipe, proposto pelo Grupo Cultural Samba de Roda de Maragogó.

Os dois grupos realizarão diversas ações durante o carnaval da cidade, de 2 a 5 de março. Entre as atividades, estão previstas apresentações de grupos musicais, de mascarados, além um cortejo com uma "fubica" (espécie de carro com alto-falante onde Dodô e Osmar desfilaram pela primeira vez em Salvador, em 1950). Os foliões também poderão desfrutar de uma oficina de máscaras e participar dos concursos de fantasias e mascarados.

 
Carnaval de Maragojipe
Os registros da festa apontam para o final do século XIX, paralelo aos tempos áureos do carnaval da Bahia. A década de 20 do século seguinte foi marcada por inúmeros cordões memoráveis, inclusive de mulheres, pela pompa dos clubes carnavalescos e pelos concursos realizados pela Filarmônica Dois de Julho.
Com o passar do tempo, os maragojipanos ainda conservam a tradição das fantasias de mascarados, que saem às ruas, todos os anos, durante o carnaval, para promover a alegria e celebrar a vida, de um modo muito irreverente.


Fonte: Ascom/ Secult

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑