Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 24 de fevereiro de 2019

Inema apreende 6 mil caranguejos nas feiras de Água de Meninos e São Joaquim

Com o intuito de garantir o cumprimento das restrições, determinadas em lei, para o período de defeso de espécies marinhas ameaçadas, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realizou, nesta semana,  nas feiras de Água de Meninos e São Joaquim,  mais uma fase da Operação de Fiscalização de Combate a Pesca Predatória. A ação contou com o apoio da Companhia de Policia de Proteção Ambiental (COPPA/PMBA) e culminou com a apreensão e soltura de mais de 6 mil indivíduos do caranguejo Uçá (Ucides cordatus).

A temporada de defeso visa restringir a captura, considerando a necessidade de proteção do ciclo reprodutivo da espécie, onde os machos e as fêmeas costumam sair de suas tocas e andam pelos manguezais para se acasalarem, ficando assim mais susceptíveis à captura.  Além das medidas punitivas, as operações realizadas pelo Inema tem caráter informativo,  a fim de promover a sensibilização da população quanto à necessidade de preservar estas espécies.

As pessoas que atuam com o comércio, manutenção em cativeiro, conservação, beneficiamento e na industrialização do caranguejo, devem procurar o Ibama para declarar,  até o último dia útil que antecede cada período do defeso, a relação detalhada dos estoques de animais e com este documento em posse, poderão realizar suas atividades.

O Inema salienta que as ações de fiscalização irão prosseguir pelos próximos dias e também nos períodos de defeso estabelecidos para o mês de março (07 à 12/03 e 21 à 26/03).

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑