Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Mês de janeiro termina com chuvas abaixo da média na Bahia



Segundo dados apresentados pela Coordenação de Monitoramento (COMON), do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o mês de janeiro fechou com chuvas significativamente abaixo da média em praticamente todo o território baiano. Em Salvador, nesse mês de janeiro foram registrados 62,0 mm de chuva, enquanto que a média histórica é de 82,5 mm.

O branco significa chuvas próximas à uma condição normal. As cores variando do amarelo ao vermelho representam chuvas abaixo do esperado, já as cores variando do azul ao roxo mostram chuvas acima do esperado para o período.

Uma das consequências desta situação está na redução da umidade do ar, bem como na elevação das temperaturas. Segundo o meteorologista do Instituto, Aldírio Almeida, as regiões mais afastadas do litoral são as que registraram os maiores indicies de temperaturas neste período. “Estes fatores podem ser mais bem observados em regiões afastadas do litoral, e em alguns momentos podem se tornar prejudiciais à saúde. Assim, umas das dicas é evitar a exposição ao sol em horários críticos, bem como se manter sempre hidratado”, explica.

Aldírio salienta também que, se em janeiro houve uma diminuição, no mês de fevereiro a previsão é de que as chuvas sejam compensadas: “Já para fevereiro é esperado um retorno das chuvas ao estado. Assim, na maioria das regiões da Bahia, a tendência é que os volumes de precipitações em fevereiro fiquem significativamente acima daqueles observados em janeiro”.

O Inema disponibiliza diariamente a previsão do tempo para todo o estado, além de apresentar semanalmente um balanço das principais praias próprias para banho. Acompanhe pelo site (http://balneabilidade.inema.ba.gov.br), ou baixe o app “Vai dar Praia”.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑