Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 23 de abril de 2019

Biblioteca Infantil Monteiro Lobato celebra 69 anos com programação especial

A Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML) abriga, durante esta terça-feira (23), uma programação especial para celebrar os 69 anos de história do equipamento, que fica no bairro de Nazaré em Salvador. Administrado pela Fundação Pedro Calmon (FPC), o espaço vai receber, até 16h, a visita de estudantes de diversas escolas da capital. Os 34 anos da Biblioteca de Extensão do Estado da Bahia (Bibex) também serão comemorados ao longo do dia.

Especializada no público infanto-juvenil, a BIML reúne aproximadamente 30 mil livros no acervo e atrai cerca de 800 visitantes por mês. Há quase sete décadas, o equipamento público promove, principalmente, a iniciação à leitura e a formação de novos leitores. De acordo com o diretor geral da FPC, Zulu Araújo, “é importantíssimo uma instituição que cuida do livro e da leitura para as crianças e a juventude existir há 69 anos. É uma iniciativa que persegue a ideia de que ler é fundamental e, por consequência, estimula a cidadania e o processo civilizatório das relações pessoais e humanas. E isso tudo é feito de maneira lúdica”.

Diversos jovens vão inúmeras vezes por semana ao local. É o caso dos estudantes de escolas públicas estaduais, ambos de 13 anos, Kauã Gabriel e Bruna Braga que, durante a festa, foram agraciados com o prêmio ‘Leitores Assíduos’, garantindo kits de livros e ainda medalhas. “Eu gosto muito daqui e indico para todos. Tem livros para todos os gostos e o que eu mais curto é magia, ficção e romance”, confessa Bruna. Já Kauã ressalta que “também recomenda as pessoas a frequentarem a biblioteca por que leitura é essencial, principalmente na realidade em que vivemos”.

Concurso

Entre as atrações, contação de histórias, roleta literária, apresentações musicais e teatrais e, ainda, o lançamento da quinta edição do Concurso de Escritores Escolares de Poesia e Redação, realizado pela Diretoria do Livro e da Leitura (DLL) da FPC. A diretora da DLL, Bárbara Falcon, lembra que “o concurso é voltado para estudantes do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio e o único pré-requisito é que esse aluno esteja matriculado na Bahia. Nessa quinta edição há uma boa novidade, que é a inscrição por meio do site da FPC, além da que já era feita pelos Correios e presencialmente, na própria Monteiro Lobato, nos Barris e na Biblioteca Juracy Magalhães, em Itaparica”.

O concurso Escritores Escolares chama a atenção dos estudantes para o hábito da leitura e da escrita criativa, convocando-os a participarem de um processo que pode atingir outros estudantes de diversos territórios baianos, além de incentivar novos talentos. Ganhador do primeiro lugar no ano passado, o estudante de 17 anos Breno Albergaria escreveu uma poesia sobre o combate ao racismo. “Eu me sinto melhor quando escrevo e a poesia é a forma que encontrei para me expressar. No início, fiquei com vergonha, mas minha professora me incentivou e eu, surpreendentemente, acabei conquistando o prêmio”.

Bibex

Por meio de Espaços de Leitura e de unidades móveis, a Bibex promove, há 34 anos, ações descentralizadas, atuando em áreas consideradas de carência bibliográfica e de relevante densidade populacional de modo a possibilitar o desenvolvimento educativo, informativo e cultural junto às comunidades da capital e do interior. “Além de incentivar a leitura em festivais e saraus, pela Bahia afora, a Bibex possui espaços de leitura em unidades prisionais, terreiros de candomblé e, agora, estamos chegando às Bases Comunitárias de Segurança. Já teremos cinco pontos, no final de maio, e, no segundo semestre, mais 15 Bases contarão com os livros da Bibex”.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑