Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 30 de abril de 2019

Música, dança e teatro na Sala do Coro do TCA em maio


Mais um mês de intensa programação está agendado para a Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA). Música, dança e teatro têm pautas confirmadas em maio a partir dos projetos selecionados da ‘Convocatória para Ocupação de Pauta da Sala do Coro do TCA – 1º Semestre de 2019’, somados à Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) e ao Balé Teatro Castro Alves (BTCA).

É a OSBA quem abre a escala, no dia 2, com mais uma edição do Sarau Myriam Fraga dentro do Ciclo Beethoven. Com uma interpretação da “Sinfonia nº 6” do compositor alemão, o concerto terá regência do maestro Carlos Prazeres e solos de Pedro Robatto, chefe de naipe de clarinetes da OSBA, na obra “Concerto para Clarineta e Orquestra”, do compositor germano-brasileiro E. Mahle.

Estão também marcados os últimos dois finais de semana da temporada de estreia de “Mulheres de Sangue”, que comemora os 30 anos de carreira de Fafá Menezes. Além de atuar, a artista assina concepção e direção, aliando a dança e o teatro para trazer ao palco as histórias de três mulheres: Lady Macbeth de Shakespeare, Maria Bonita de Marcos Barbosa e Medéia de Eurípedes. Até 12 de maio, de sexta a domingo.

Assim como vem ocorrendo desde a reabertura da Sala do Coro, as terças são de música. No dia 7, a cantora Jó apresenta “Ao meu alcance”, nome de seu novo EP. No dia 21, Jonga Lima celebra três décadas de carreira com “Caçador de Sonhos”. E fechando o mês, no dia 28, Caim, dupla formada pelos baianos Achiles Neto e Marcus Marinho, no show “Canções sobre o frio e o tempo”.

O espetáculo de dança “Haiti o Ayiti” terá quatro sessões, nos dias 8, 9, 15 e 16. Cecilia Lisa Eliceche e Leandro Nerefuh fazem um trabalho em homenagem ao Haiti, suas riquezas, danças e habitantes divinos, mergulhando nas águas profundas do Caribe em forma de dança-poema.

O BTCA garante mais dança com “Lub Dub”, nos dias 18 e 19. Criada pelo dançarino, coreógrafo e compositor sul-coreano Jae Duk Kim, a coreografia percussiva é uma intensa alternância de movimentos de tração e estremecimento, dinamismo e relaxamento, ritual e contemporâneo.

Para completar, no dia 23 estreia a peça “Embarque Imediato”, que fica em cartaz de quinta a domingo até 16 de junho. Continuação da trilogia iniciada pelo espetáculo “Namíbia, Não!”, a montagem traz como tema a diáspora africana e suas implicações no mundo contemporâneo, trazendo de volta à cena baiana o ator Antônio Pitanga, em texto inédito de Aldri Anunciação.

RETOMADA E CONVOCATÓRIAS – Inaugurada em julho de 2018, a Nova Sala do Coro do TCA passou por completa reforma, dentro do projeto Novo TCA. Ela adquiriu uma nova configuração espacial para o palco e a plateia, tendo a flexibilidade de formatos como fundamento: múltiplos arranjos são possíveis com a sua arquibancada retrátil. Intervenções técnicas e de estrutura também incluíram a reformulação do foyer, modernização dos equipamentos de sonorização, qualificação de acústica e cenotecnia, renovação do sistema de ar-condicionado, reforma dos sanitários e camarins.

Uma programação de retomada foi iniciada em setembro, reintegrando artistas e públicos na rotina do espaço, como resultado da ‘Convocatória Especial Nova Sala do Coro – Ocupação da Pauta Artística da Nova Sala do Coro do TCA’. Mantendo o procedimento de sistematização de normas, critérios e prazos para definir a programação do espaço, foi lançada ainda em dezembro a ‘Convocatória para Ocupação de Pauta da Sala do Coro do TCA – 1º Semestre de 2019’. Com o chamamento público, o TCA dá maior transparência e possibilidade de acesso à Sala do Coro, essencial para a difusão das artes da Bahia, em especial para produções experimentais, de pequeno porte, independentes e emergentes, garantindo também, por outro lado, uma variedade de opções artístico-culturais respaldadas para o público. Dentre 66 propostas inscritas, 20 foram selecionadas.



Projetos selecionados em convocatória e corpos artísticos do Estado da Bahia fazem apresentações neste mês

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑