Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 26 de abril de 2019

Viva Cultura apoia exposição de peças criadas por jovens de baixa renda

 
A Escola Municipal Adroaldo Ribeiro Costa, localizada na Rua Nossa Senhora do Resgate, no Cabula, será o palco da exposição de 25 peças em mosaico criadas por jovens de baixa renda de Salvador. A abertura da mostra será nesta sexta-feira (26), às 15h, e as visitas poderão ser feitas ainda nos dias 29 de abril a 3 de maio, das 14h às 16h30, com entrada gratuita. Os itens estarão à venda no local, com toda a renda obtida direcionada para os alunos integrantes do projeto.
 
A iniciativa foi realizada pela Expoart através do edital Viva Cultura, da Fundação Gregório de Mattos (FGM). Os criativos trabalhos retratam paisagens, símbolos e baianas, entre outras imagens, e foram produzidos durante a Oficina de Arte que, ao longo de dois meses, capacitou gratuitamente 30 adolescentes, com idade de 12 a 18 anos, na técnica decorativa milenar do mosaico.
 
Além do aprendizado da técnica do mosaico, o programa promoveu vários outros benefícios junto aos jovens, como socialização, incentivo aos estudos, fortalecimento da autoestima e possibilidade de inserção no mercado de trabalho e de geração de renda. As aulas foram ministradas, durante os meses de fevereiro a abril, por uma equipe coordenada pelo artista plástico italiano Antonello L´Abbate, autor de diversos painéis em mosaico que decoram a capital baiana Entre as variadas peças criadas pelos integrantes durante a oficina, também foram produzidas placas de sinalização para os banheiros da Adroaldo Ribeiro Costa.
 
Para L’Abatte, o conhecimento da técnica do mosaico é uma forma de desenvolver e engrandecer os jovens. “As crianças e adolescentes passam a perceber e reconhecer a arte nas fachadas, igrejas e templos, por exemplo, e assim se relacionam com a cultura da cidade”, destaca. O aprendizado do mosaico, que tem como base o encaixe de pequenos pedaços de cerâmica ou pedras formando desenhos, também possibilita aos jovens criar e atuar na construção civil, com a composição de murais e painéis.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑