Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 30 de maio de 2019

Margareth Menezes e Carlinhos Brown participam do livro DIVERSOS

 Publicação provoca reflexão sobre o tema diversidade a partir do perfil de 31 brasileiros que contribuem para a riqueza da produção artística do país. Lançamento será próximo dia 4 com acesso online gratuito

MargarethMenezes_Foto_FernandoMartinho_editada.pngCapa_editada.pngCarlinhos Brown_Foto_StephanSchmeling.png

Do jovem bailarino de São Paulo ao lendário cordelista de Pernambuco, do cantor e compositor pop de Salvador à atriz transgênero de Curitiba, foram dezenas de horas de entrevistas e milhares de quilômetros percorridos. Tudo isso para a construção do precioso mosaico de variedade étnica, religiosa, física, geracional e de gênero presente no livro Diversos, que será lançado próximo dia 4 de junho (terça-feira), às 19h, no espaço Unibes Cultural São Paulo, com acesso online gratuito a partir desta data.



Iniciativa da Rede Educare e realizado com patrocínio de Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura, a obra se apropria de uma narrativa que tem como fio condutor a valorização das diferenças como argamassa para a construção de uma sociedade produtiva e pacífica. A publicação chega imbuída do desejo de mostrar que a diversidade é a potência de um povo, e que o Brasil nesse quesito tem uma voz de eco mundial.



Diversos é um livro fotográfico e de pesquisa, cujo resultado é um garimpo de 31 brasileiros ou radicados no país que se destacam nos seus fazeres artísticos. Entre eles estão Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Roberto Leal e a cineasta Beatriz Seigner. Participam também figuras protagonistas nas lutas pela igualdade, como Bela Gregório, do Grupo Efêmera; o escritor André Fischer, criador do MixBrasil; a atriz Maitê Shneider, que luta pela inclusão de pessoas trans no mercado de trabalho, e o grafiteiro Thiago Mundano que, com sua arte, vem tirando os catadores de lixo reciclável da invisibilidade.



Para o jornalista responsável pelo roteiro e produção de textos, Jeferson Souza, Diversos transcende a ideia de ser só um livro e funciona como um posicionamento. "O critério principal para se chegar ao conjunto de personagens foi a empatia e o entusiasmo pela causa. O interessante é que, em alguns casos, existe o cruzamento de diversidades, como o espanhol que é idoso, o negro que também é gay", comenta.



A classificação dos capítulos revela a preocupação dos realizadores em abarcar todas as nuances do tema. Os entrevistados agrupam-se nas divisões: De todos os gêneros; De todas as cores e sonhos; Nós somos assim; De todas as crenças; e Tempo de Criar. O acesso à publicação também considera as diferenças. A distribuição dos exemplares impressos será destinada a ONGs e universidades com 30 unidades em braile. No dia do lançamento, haverá tradução das apresentações em Libras (Língua Brasileira de Sinais).



“A fotografia e a narrativa das histórias de vidas de cada personagem do livro nos convidam a repensar e respeitar as garantias de Direitos presentes na Constituição Brasileira. Com essa pluralidade humana, Diversos mostra o vivo retrato de um país que é rico porque é diverso e onde as diferenças fazem com que sejamos todos iguais. É a nossa contribuição para pavimentar um futuro de tolerância, inclusão e diálogo”, comenta a diretora da Rede Educare, Kátia Brasileiro, que assina a organização e coordenação da publicação.



Para o escritor André Fischer, um dos personagens entrevistados, o mosaico de diversidades presente no livro mostra a cara do país. “Na verdade, os diversos são a maioria, o Brasil é feito por essa diversidade, então mais do que nunca é preciso marcar posição”, diz ele.

O presidente da Novelis América do Sul, Tadeu Nardocci, realça que apoiar iniciativas que contribuam para a reflexão e evolução da sociedade é parte dos compromissos da Novelis na busca de um país mais justo e inclusivo. “O nosso papel é contribuir para práticas de diversidade e inclusão, dentro e fora da empresa e, nesse sentido, o Diversos demonstra na prática como o talento independe de cor, raça, sexo, idade ou qualquer outra forma de discriminação”, afirma.

A artista plástica e performer Talitha Rossi, presente no capítulo “Tempo de Criar”, vai além e analisa o respeito à diferenças como condição necessária para a libertação individual. “A pluralidade humana nos ensina a direcionar o olhar para o outro e esse exercício é um espelho, pois quando enxergamos e entendemos o nosso entorno, nos conectamos com nós mesmos. Daí nasce uma possibilidade de reconfiguração de valores para abrir um espaço de troca universal, onde o amor é o valor maior, afinal o lugar de origem de todos é o mesmo, somos um”, conclui.



O lançamento do livro Diversos no Brasil ainda prevê uma programação de palestras em três cidades, São Paulo (SP), Pindamonhangaba (SP) e Salvador (BA), com datas a serem definidas.



Dia Mundial da Diversidade Cultural – A divulgação do lançamento de Diversos começa no mês em que se comemora o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, em 21 de maio. Este dia foi proclamado pela Assembleia Geral da ONU em 2002, em comemoração da aprovação em 2001 da Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural. A declaração da UNESCO estipula que a diversidade cultural é um patrimônio comum da humanidade.



O objetivo desta data é cultivar a compreensão da riqueza e importância da diversidade cultural, assim como incentivar o respeito pelo outro. Conhecer melhor as diferenças entre os povos permite obter uma maior compreensão das vicissitudes, assim como cimentar uma maior união. Neste dia, realizam-se atividades em vários países do mundo para celebrar a diversidade cultural.



SERVIÇO:

Lançamento DIVERSOS:

Local: Unibes Cultural – R. Oscar Freire, Sumaré, São Paulo

Data: 4 de junho (terça-feira)

Horário: 19h

Acesso online - Site: https://diversos.art.br

Instagram: @livrodiversos

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑