Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 11 de maio de 2019

Polícia Montada da Bahia comemora Dia da Cavalaria

Mesmo com o passar do tempo e os avanços tecnológicos, homens e cavalos ainda fazem a diferença nas ações de segurança, de combate ostensivo. Para comemorar o Dia da Cavalaria, celebrado nesta sexta-feira (10), o Esquadrão de Polícia Montada da Policia Militar da Bahia (PMBA), realizou uma solenidade marcada por homenagens aos policiais e animais, que contou com a presença de autoridades militares. O evento aconteceu na sede da Tropa Montada, no bairro de Itapuã, em Salvador.

“O conjunto de homem e cavalo pode alcançar uma extensão geográfica maior do que o homem a pé, e locais onde não conseguimos entrar com motocicletas e veículos de quatro rodas, nos dando um alcance muito maior. Sem falar que, no controle de determinadas situações violentas, em estádios de futebol, a cavalaria é primordial em ações de choque. Hoje dá uma felicidade muito grande ver o quanto cresceu nossa cavalaria, o quanto ela está especializada  e quão bons são os nossos policiais neste serviço”, destacou o subcomandante geral da PMBA, coronel Paulo Uzêda.

Cavalaria
(Foto: Alberto Coutinho/GOVBA)

O Dia da Cavalaria é comemorado em 10 de maio por ser aniversário de nascimento do patrono de todas as cavalarias do Brasil, Marechal Manuel Luís Osório. “Não poderíamos nos furtar de fazer essa comemoração. Ele representa muitos adjetivos positivos do cavaleiro, que nós cultuamos como uma unidade histórica da PM”, afirmou o comandante do Esquadrão de Polícia Montada, major Aloysio Herwans.

 “Todas as cavalarias do país comemoram a data. Cavalaria é uma palavra de origem em sânscrito, que significa combater em vantagem de posição, prática que evoluiu, desde a Idade do Ferro, até hoje”, acrescentou o chefe do núcleo de instrução da Polícia Montada, capitão Fabiano Edington.

Cavalaria
(Foto: Alberto Coutinho/GOVBA)

A cavalaria surgiu junto com a PMBA, mas foi desativada em 1951 e só retornou às atividades em 1987. Além de ter um papel importante na segurança, realizando policiamento em praças, praias, estádios e shows, a tropa também oferece serviços terapêuticos gratuitos à população em parceria com Associação Baiana de Equoterapia, na sede do Esquadrão. “A equoterapia utiliza o cavalo como elemento principal na recuperação de pessoas com necessidades especiais”, complementou o Major Herwans.
Fonte/GOVBA

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑