Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 17 de setembro de 2019

Bairro do Comércio receberá mais duas secretarias da Prefeitura este mês

Aos poucos, as secretarias municipais de Salvador estão migrando para o Comércio, ocupando e deixando mais movimentado o Centro Histórico, lugar onde a história da cidade começou a ser construída.  Ainda este mês, a nova sede da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) deve ser inaugurada na Rua da Argentina. E as instalações da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) começam a funcionar na Rua da Grécia. Tudo dentro da estratégia do município de reocupação do Comércio, dentro do programa #vemprocento.

O prédio que abrigará a pasta da sustentabilidade chama atenção pela charmosa fachada verde com mais de dez espécies de vegetais plantadas em pequenos caqueiros que enfeitam toda a frente do edifício. Além de contar com esse detalhe paisagístico, o prédio dispõe de mais de 20 itens de sustentabilidade.

Segundo André Fraga, titular da Secis, a expectativa é que outros empreendimentos possam seguir o modelo e abarcar tecnologia, inovação e sustentabilidade no momento da construção ou reforma. “Além de ter se transformado em um cartão postal, o prédio vai provocar um impacto econômico muito positivo. Consome menos energia para o ar-condicionado e conta com várias outras estratégias de eficiência energética e de economia de água que, no final do mês, vão proporcionar uma redução de custos significativa ao bolso”, conta Fraga.

Além da Secult, da Secis e da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (que migrou para a Avenida Estados Unidos em abril), 80% de todos os órgãos públicos municipais deverão ser instalados na região até dezembro. As pastas que já funcionavam no local eram a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre).

"#Vemprocentro" – A migração das pastas municipais faz parte do programa #vemprocentro, lançado pela Prefeitura na última segunda-feira (9), com o objetivo de revitalizar e ocupar o Centro Histórico da cidade. O #vemprocentro foi idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) como parte das ações do programa Salvador 360.

Diversas obras estão sendo executadas ou planejadas para o Centro Histórico, como: as revitalizações da Rua Miguel Calmon (a principal via do Comércio), das praças Marechal Deodoro, Cairu e da Inglaterra (esta última já inaugurada) e, na parte alta, da Avenida Sete de Setembro, que está em andamento, e do Terreiro de Jesus, entregue recentemente.

Haverá também a criação de uma programação cultural permanente para o Comércio, que já começa com o Festival da Primavera deste ano. O Comércio terá dois palcos para shows, um montado na Praça da Inglaterra e o outro na Avenida da França.

Alguns dos nomes que se apresentam no bairro são Baco Exu do Blues, Diamba, Orquestra Rumpilezz, Orquestra Popular da Bahia (OPB), Lore Improta e Danniel Vieira. Os shows ocorrerão nos dias 21, 22, 28 e 29 de setembro.

Incentivo - Outras estratégias previstas para a ocupação são o incentivo que será dado aos servidores públicos municipais para que adquiram imóveis para moradia no Comércio e a abertura das ruas do bairro para a população, com diversas atividades gratuitas nas áreas de esporte, arte, cultura, música,dança e gastronomia.    

Vale lembrar ainda que o Comércio já conta com equipamentos estruturantes, a exemplo do Hub Salvador e, em breve, ganhará o Polo de Economia Criativa, os museus da Música e da História de Salvador, além do Arquivo Público Municipal. Tudo isso vai integrar o #vemprocentro.

No total, a Prefeitura está investindo cerca de R$300 milhões em todo o Centro Histórico de Salvador, contemplando também o Comércio, em mais de 60 ações. O objetivo é garantir que os soteropolitanos voltem a visitar a parte antiga da cidade, além de aquecer o turismo. 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑