Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 24 de setembro de 2019

Caravana da Justiça Social realiza centenas de atendimentos em Oliveira dos Brejinhos


Depois de realizar cerca de mil atendimentos no município de Botuporã, a Caravana da Justiça Social, ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia, em parceria com a Prefeitura Municipal, fez sua segunda parada nesta segunda-feira (23), em Oliveira dos Brejinhos,no território do Velho Chico, a 603 km da capital baiana. O mutirão aconteceu na Escola Municipal Maria Guedes de Oliveira.

A ação itinerante, que tem o objetivo de levar até às pessoas o acesso a serviços básicos de cidadania, a exemplo da emissão gratuita de documentos como RG, CPF, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento, também realizou testes de DNA, atendimento do ID Jovem e Passe Livre Intermunicipal. Após ver o anúncio de que a Caravana estaria na cidade, Edileuza Rocha foi em busca do Passe Livre para a filha Vitória Rocha, de 14 anos. "Nós viajamos muito para realizar o tratamento para os problemas de saúde dela em Salvador. Conseguir o Passe Livre vai nos ajudar demais, facilitar essas viagens", pontua a mãe.

Entre o grande número de pessoas que procuraram os serviços, estava a senhora Dulcinéia Alves, que juntamente com 15 membros da família, entre filhos, netos e bisnetos, vieram juntos tirar e renovar os documentos. "Nós moramos na Comunidade Morrinhos, fica um pouco longe do Centro, e viemos aproveitar para ajustar os documentos de todo mundo. Estou muito satisfeita com o atendimento", afirma a matriarca.

Segundo a coordenadora de Direitos Humanos da SJDHDS e da Caravana da Justiça, Maria Fernanda Cruz, o segundo dia de trabalho foi bastante intenso, principalmente no tocante ao grande número de registros tardios. "Identificamos diversas pessoas já em idade avançada, sem documentação básica, e a Caravana chega para minimizar essa situação, cumprindo o objetivo de atender o máximo de pessoas em situação de vulnerabilidade social e de trazer o Estado para mais perto dessa população", destacou ela. Além disso, no local foram realizados por profissionais de saúde município, aferição de pressão e ações de orientação e prevenção de doenças.


Assessoramentos Técnicos promovem diálogo com profissionais da Assistência Social

Em paralelo aos serviços ofertados pela Caravana, acontece o assessoramento técnico realizado pela equipe da Superintendência de Assistência Social da SJDHDS. Nesta segunda-feira (23), o encontro aconteceu na Câmara de Vereadores.

Gestores e trabalhadores  da Assistência Social dos municípios de Oliveira dos Brejinhos, Brotas de Macaúbas, Ibotirama e Muquém do São Francisco participaram da capacitação que abordou temas como: monitoramento da vigilância e ACESSUAS Trabalho, além da realização da roda de diálogo.

Na oportunidade, a vice-prefeita e secretária de Assistência Social do município, Francina Lima, visitou a Caravana e falou sobre a importância do assessoramento para os técnicos dos municípios.

"Desejo que a gente possa absorver todo o conteúdo abordado para aprimorarmos nossa atuação com a população. Só posso agradecer ao Governo do Estado, à SJDHDS e a toda sua equipe pela grande parceria e trabalho aqui realizado em benefício do nosso município e da região", finalizou a vice-prefeita.

Foto: Michele Brito - Ascom SJDHDS

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑